Topo

Conheça Danny Elfman, compositor de famosas trilhas ignoradas por Hollywood

O compositor e cantor Danny Elfman, ex-integrante do Oingo Boingo, em sessão de autógrafos em Los Angeles - Getty Images
O compositor e cantor Danny Elfman, ex-integrante do Oingo Boingo, em sessão de autógrafos em Los Angeles Imagem: Getty Images

Leonardo Rodrigues

Do UOL, de São Paulo

21/01/2014 07h00

Ignorado pela Academia, o músico Danny Elfman é uma espécie de patinho feio de Hollywood. Autor das músicas de grandes sucessos do cinema das últimas décadas, o ex-líder da banda Oingo Boingo, que assina a trilha sonora do filme "Trapaça", é prolífico e muito respeitado nos universos da ficção científica, quadrinhos e televisão. No entanto, jamais venceu um Oscar.

Irmão do ator e diretor Richard Elfman, Danny estabeleceu parcerias duradouras com Gus Vant Sant e, principalmente, Tim Burton, com o qual fez sua estreia em 1985, no longa "As Grandes Aventuras de Pee-wee".

Autor de mais de 60 trilhas sonoras em quase três décadas, o californiano de 60 anos foi indicado quatro vezes ao Oscar. Em 1998, por "Gênio Indomável" e "Homens Preto"; em 2004, por "Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas"; e em 2009, por "Milk - A Voz da Igualdade". Não passou disso.

A perene sobriedade da Academia, pouco afeita a laurear filmes de humor ou com temática infanto-juvenil, explica parte desse esquecimento, que também aparece no Globo de Ouro: apenas duas indicações ("O Estranho Mundo de Jack" e "Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas") e nenhum troféu.

A predileção por orquestrações grandiosas, fórmula que praticamente caiu em desuso nas últimas décadas em Hollywood, também é vista por críticos como causa da falta de prêmios da categoria nas duas principais premiações do cinema.

Amante do pop e das músicas clássica e concreta, Elfman possui estilo característico, pouco convencional. Suas trilhas mesclam arranjos operísticos ao minimalismo de instrumentos elétricos e a corais, por vezes em tons sombrios.

É dele as famosas passagens musicais de "Edward Mãos-de-Tesoura", "Alice no País das Maravilhas", "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Os Fantasmas se Divertem". Também assina os trabalhos em "Dick Tracy", "Hulk", "Missão Impossível", "Homem Aranha" e o recente "O Lado Bom da Vida", de David O. Russell.

Alheio a falta de prêmios, o pai do tema do seriado "Os Simpsons" prefere não comentar o esquecimento. Político, costuma se esquivar de polêmicas. Atualmente, ele assina a ótima trilha de "Trapaça", também dirigido por Russell. Em apenas uma faixa, o tango jazzísitico "Irving Montage", dá mostras de sua versatilidade, com a inclusão de piano e de um belo quarteto de cordas. A música foi ignorada no Oscar. E, para muitos, ela sempre será.

É comum ver o nome de Danny Elfman nas infames listas dos maiores injustiçados pela Academia, logo abaixo de Martin Scorsese, Orson Welles, Stanley Kubrick e do próprio Tim Burton.