Topo

Dueto de Madonna com Macklemore no Grammy terá casamento coletivo

Madonna estrá no Grammy 2014 - Getty Images
Madonna estrá no Grammy 2014 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/01/2014 13h50Atualizada em 26/01/2014 16h24

Com participação já confirmada no Grammy deste domingo (26), Madonna irá fazer um dueto com a dupla de rap Macklemore & Ryan Lewis, que está entre os principais indicados da noite. A rainha pop irá se juntar aos dois para cantar a música “Same Love”. E o dueto será lembrado na história do Grammy por um evento inédito: um casamento ao vivo de 34 casais de diferentes orientações sexuais e raças.

“[Os casamentos] serão, na nossa mente, a declaração máxima de igualdade, de que todos os casais têm direito à exatamente a mesma coisa”, disse Ryan Lewis em entrevista ao jornal “The New York Times”.

  • Carlo Allegri/Invision/AP

    A dupla Macklemore e Ryan Lewis

A produção do Grammy também confirmou a informação à publicação. “Nós estamos sendo muito sérios em relação a isso”, garantiu o produtor Ken Ehrlich, que está à frente do Grammy há vários anos. 

A responsável por celebrar o casamento coletivo será a atriz e comediante Queen Latifah. E entre os noivos, estará Laura, irmã de Ryan Lewis, que já estava noiva de seu namorado, Alex. “A noite já é gigante para mim, pela música, mas ver minha irmã se casando e minha família acompanhando, isso torna tudo ainda mais incrível”, disse Ryan.

No último sábado, houve um ensaio do casamento, no qual os noivos caminharam pelos corredores enquanto os produtores testavam o som e a iluminação. De acordo com o “New York Times”, muitos executivos e membros da equipe da premiação se emocionaram.

Os casais serão posicionados em corredores na frente do palco, onde poderão ficar mais próximos ao público. Segundo Ken Ehrlich, ele achou que colocar os noivos no palco “poderia ser visto como apelativo”. “Pareceria menos um show do que se eu os pusesse no palco. Não quero que eles se sintam como se estivessem em um desfile”, completou.

A ideia do casamento veio do próprio Ehrlich, que, sabendo do costume de Macklemore e Ryan darem espaço à pedidos de casamento em seus shows, sugeriu que eles dessem um passo adiante e fizessem um casamento inteiro no palco.

Os artistas aceitaram e, depois disso, uma agência se encarregou de encontrar os casais, que souberam apenas que fariam parte de uma cerimônia que seria exibida na televisão. Os casais assinaram rigorosos acordos de confidencialidade e só souberam nas últimas semanas que apareceriam nos Grammys.

"Same Love" e Madonna
Hit de 2013, “Same Love”, de Macklemore e Lewis, concorre na categoria Canção do Ano. A música é um hino em favor da igualdade e da aceitação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Macklemore & Ryan Lewis estão indicados em sete categorias do Grammy 2014, incluindo Álbum do Ano, por “The Heist”; Artista Revelação; e Melhor Performance de Rap.

Madonna confirmou sua participação no Grammy na última sexta, por meio de seu Instagram. “É oficial! Larguei minhas muletas e estou procurando o salto alro perfeito para usar no Grammy #instagrammy”, escreveu ela.

"Same Love" conta originalmente com a voz feminina da cantora e compositora Mary Lambert, que faz uma participação. Ela também estará na apresentação do Grammy, descartando assim a possibilidade de que sua voz fosse substituída pela de Madonna. A diva do pop, ícone da comunidade LGBT, será uma adição à música.

Shows
As bandas Nine Inch Nails, Queens of the Stone Age, o líder do Foo Fighters e ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl, e o guitarrista do Fleetwood Mac, Lindsey Buckingham, farão o encerramento da edição de 2014 do Grammy.

Além da apresentação de encerramento, o Grammy já tem confirmado um show dos ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr.  Eles receberão o prêmio Recording Academy Lifetime Achievement como homenagem à exinta banda. Já McCartney concorrerá a categoria de melhor canção de rock por "Cut Me Some Slack". O último show dos dois juntos foi em 2009, após seis anos, em apresentação beneficente na cidade de Nova York.

Vencedora de nove prêmios Grammy, a banda Metallica também tem apresentação confirmada no evento, onde irá tocar com o pianista chinês Lang Lang. "Será um dos espetáculos mais originais da nossa carreira", afirmaram James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Robert Trujillo em um comunicado. "Faz 22 anos desde a última vez que estivemos no palco [do Grammy]. Estamos honrados por ser chamados de volta".