Topo

Integrantes das banda Pussy Riot dizem ter sido detidas em Sochi

Do UOL, em São Paulo

18/02/2014 09h09

Duas integranted da banda punk Pussy Riot foram detidas no centro de Sochi, cidade russa que sedia os jogos olímpicos de Inverno.

Nadezhda Tolokonnikova escreveu em seu Twitter que ela e Maria Alekhina foram paradas pelo polícias e acusadas de serem criminosas. Um ativista local, chamado Seymon Simonov, disse que as duas foram acusadas de roubo e que nove pessoas foram detidas no total.

Tolokonnikova disse que a polícia usou a formça na hora da detenção apesar de as duas estarem apenas andando pelo centro da cidade. As Pussy Riot organizavam um protesto durante os jogos olímpicos contra Putin e pretendiam cantar a música "Putin ensinará como amar a pátria", que faz críticas ao presidente.

Tolokonnikova, de 24 anos, e Maria Alyokhina, de 25, foram soltas por conta de uma anistia do Kremlin, depois de cumprir mais de 21 meses de uma sentença de dois anos de prisão por realizar um protesto contra o presidente Vladimir Putin dentro da principal catedral ortodoxa em Moscou.

Tolokonnikova afirmou que os Jogos Olímpicos de Inverno são um projeto de Putin e que qualquer um que vá aos jogos estaria apoiando o presidente.

As duas seguem engajadas em combater a repressão do governo russo e dizem que podem considerar uma intensificação de seu ativismo político concorrendo na eleição para o governo da cidade de Moscou. Elas ainda fazem ainda uma campanha para melhorar as condições nas prisões russas e pediram monitoramento internacional.