Com dois prêmios, One Direction e Arctic Monkeys se destacam no Brit Awards
A boyband One Direction e banda Arctic Monkeys foram os destaques nesta quarta-feira (19) durante o Brit Awards 2014 - cada um deles levou dois prêmios no evento. A cerimônia foi realizada na O2 Arena, em Londres.
O grupo britânico recebeu um prêmio especial nomeado como sucesso global e melhor vídeo com "Best Song Ever". Ao serem anunciados, o grupo subiu ao palco sem Harry Styles, que apareceu minutos depois se desculpando por ter ido ao banheiro, "à anos luz" de distância.
Já Arctic Monkeys levou o de melhor grupo e melhor álbum do ano para "AM". A banda de rock de Sheffield, norte da Inglaterra, era considerada a favorita ao prêmio, desbancando a boy band One Direction, sucesso entre os adolescentes. Eles abriram a cerimônia do Brit Awards, incendiando o palco do teatro 02 com o hit "R U Mine?".
Ao receber o Brit de "melhor grupo", Turner brincou dizendo que eles mesmos haviam "apostado 15 libras" que a estatueta iria para One Direction. "AM" é o quinto disco da banda e foi lançado em setembro do ano passado. Na primeira semana, vendeu 157 mil cópias no Reino Unido, emplacando o primeiro lugar nas paradas.
A modelo Kate Moss recebeu prêmio no lugar de David Bowie e subiu ao palco do Brit Awards 2014 com macacão usado pelo cantor na década de 70 para o personagem Ziggy Stardust, assinado por Kansai Yamamoto
Ellie Goulding, 27 anos, autora da música "Burn" - a mais tocada de 2013 - não decepcionou quem apostou na sua vitória como artista do ano. Ela recebeu o prêmio das mãos do ídolo pop Prince.
Kate Moss se veste de Bowie
O cantor Bruno Mars e David Bowie também foram premiados. O havaiano foi escolhido como melhor artista solo masculino internacional. Bowie eleito como o melhor artista solo britânico.
O camaleão se tornou o artista mais velho a receber um Brit. Bowie, de 67 anos, não compareceu à premiação, mas pediu para a modelo Kate Moss subir ao palco para agradecer e mandar um recado à Escócia: "Por favor, Escócia, fique conosco".
A modelo subiu ao palco para receber o prêmio das mãos de Noel Gallagher e causou sensação ao usar subir ao palco vestida com um dos figurinos "vintage" que Bowie vestiu em 1972 durante a fase de Ziggy Stardust, o extraterrestre bissexual andrógino e um de seus personagens mais icônicos, desenhado por Kansai Yamamoto.
O ex-Oasis brincou com a ausência do enigmático artista, que raramente abandona Nova York, e disse que "Bowie é cool demais para estar aqui".
Katy Perry, Lorde e Beyoncé se apresentaram durante o evento. Como era de se esperar, Lorde venceu na categoria "melhor artista internacional feminina" e entoou seu hit "Royals" ao lado do duo Disclosure. Eles são atrações do festival Lollapalooza 2014, que acontece em abril em São Paulo.
Bruno Mars venceu o prêmio de "melhor artista internacional masculino" e admitiu que se sentia "muito honrado" por ter concorrido na categoria com Drake, Eminem, John Grant e Justin Timberlake.
O "melhor single" foi "Waiting All Night" do álbum estreia "Home" do quarteto de música eletrônica Rudimentar, uma banda do bairro londrino de Hackney, que concorria a três Brit.
O prêmio de "melhor grupo internacional" foi para os grandes vencedores do Grammy deste ano, o duo francês Daft Punk, que esteve ausente.
Veja a lista completa dos vencedores:
Melhor artista solo feminino
Birdy
Ellie Goulding
Jessie J
Laura Marling
Laura Mvula
Melhor artista solo masculino
David Bowie
Jake Bugg
James Blake
John Newman
Tom Odell
Melhor grupo
Arctic Monkeys
Bastille
Disclosure
One Direction
Rudimental
Revelação
Bastille
Disclosure
Laura Mvula
London Grammar
Tom Odell
Sucesso Global (prêmio especial)
One Direction
Melhor single
Bastille - "Pompeii"
Calvin Harris/Ellie Goulding - "I need your love"
Disclosure ft AlunaGeorge - "White noise"
Ellie Goulding - "Burn"
John Newman - "Love me again"
Naughty Boy ft Sam Smith - "La La La"
Olly Murs - "Dear darlin'"
One Direction - "One way or another (Teenage kicks)"
Passenger - "Let her go"
Rudimental ft Ella Eyre - "Waiting all night"
Melhor vídeo
Ellie Goulding - 'Burn'
Calvin Harris Feat. Ellie Goulding - 'I Need Your Love'
John Newman - 'Love Me Again'
Naughty Boy Feat. Sam Smith - 'La La La'
One Direction - 'Best Song Ever'
Melhor álbum do ano
Arctic Monkeys - "AM"
Bastille - "Bad blood"
David Bowie - "The next day"
Disclosure - "Settle"
Rudimental - "Home"
Melhor artista solo masculino internacional
Bruno Mars
Drake
Eminem
John Grant
Justin Timberlake
Melhor artista solo feminino internacional
Janelle Monáe
Katy Perry
Lady Gaga
Lorde
Pink
Melhor grupo internacional
Arcade Fire
Daft Punk
Haim
Kings of Leon
Macklemore & Ryan Lewis
*Com informações da AFP e EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.