Topo

Músico do Piano Guys diz que não faria sucesso antes de mídias sociais

Al Van Der Beek, Paul Anderson, Steven Sharp Nelson e Jon Schmidt, do Piano Guys - Reprodução/Facebook
Al Van Der Beek, Paul Anderson, Steven Sharp Nelson e Jon Schmidt, do Piano Guys Imagem: Reprodução/Facebook

Gabriel Mestieri

Do UOL, em São Paulo

20/02/2014 05h00

Misturando hits do pop mundial com música clássica em vídeos performáticos, o Piano Guys, que chega ao Brasil para dois shows, virou um fenômeno da internet. Suas gravações, somadas, têm mais de 260 milhões de visualizações. Para o violoncelista do quarteto, Steven Sharp Nelson, esse sucesso não teria acontecido se o grupo tivesse surgido antes das mídias sociais.

"Ninguém saberia quem a gente é se não fosse pelo Youtube", disse Nelson, por telefone, ao UOL. Segundo ele, o Piano Guys sempre juntou música com vídeo de um jeito "compartilhável", e as mídias sociais ofereceram o ambiente perfeito para que isso ocorresse.

  • Reprodução/Facebook

    O violoncelista do Piano Guys, Steven Sharp Nelson

O grupo se apresenta nesta quinta-feira (20) no Viva Rio, na capital fluminense, e na sexta (21) no HSBC Brasil, em São Paulo. Há ingressos disponíveis para os dois shows.

Nos vídeos que fazem sucesso na rede --o mais visto deles é um cover de "What Makes You Beautiful", da boy band britânica One Direction, com quase 30 milhões de visualizações--, Nelson se destaca pela animação com que toca o violoncelo, distante da habitual sisudez dos músicos clássicos.

"Comecei a tocar violoncelo com oito anos e queria tentar coisas diferentes", disse. "Ninguém nunca me ensinou ou me disse para fazer daquele jeito. Aconteceu meio que espontaneamente".

A ideia de misturar hits do pop com música clássica, segundo ele, surgiu do desejo do grupo de fazer canções que atingissem um número maior de pessoas. "Mas toda vez que fazíamos os arranjos, a música clássica vinha às nossas cabeças, porque gostamos demais dela. Crescemos com ela. Foi uma coisa natural".

Nelson, que afirma que o sucesso dos vídeos pegou todos de surpresa, disse que há vantagens em ser um "astro do Youtube" em relação às celebridades da TV. "Temos mais controle sobre nossas vidas. Todos somos pais e podemos decidir nossos horários e o que queremos fazer", falou. "Ainda viajamos um pouco mais do que gostaríamos, mas pelo menos não somos parados pelas pessoas a cada esquina".

Piano Guys tocam "What Makes You Beautiful", de One Direction

Politicamente correto

Para a escolha dos hits mundiais que ganharão versões do Piano Guys, Nelson disse que o primeiro passo é definir se a música é familiar. "Verificamos se ficaríamos confortáveis em mostrar o vídeo da música original e a letra para nossos filhos".

De acordo com o violoncelista, "não há muitas canções assim atualmente". "Mas queremos nos manter familiares porque queremos que nossos filhos aproveitem o que fazemos. E temos uma grande audiência familiar". Na lista deles há versões para músicas de David Guetta, Adelle, Bruno Mars e Coldplay, entre outros.

Cumprido o primeiro requisito, ele disse que é necessário testar se a música combina com os arranjos de influência erudita utilizados pelo grupo. "Várias vezes nós não estávamos sentido nada com a música, ninguém estava feliz e acabamos desistindo". O trabalho, entretanto, raramente é perdido. "Acabamos usando várias coisas que fizemos para alguma canção que não deu certo numa outra música".

Piano Guys - "Without You" (David Guetta)

Turnê no Brasil

Para as apresentações no país, o violoncelista disse que o público pode esperar um show "muito divertido". "Haverá música, vídeo, um pouco de humor e até de narrativa. Tentaremos explicar algumas das canções. Estamos preparando o melhor show que podemos", afirmou.

De acordo com ele, a banda está bastante ansiosa para tocar no país. "Estamos chocados sobre como estamos vendendo bem no Brasil", contou. "Ouvimos dizer que os brasileiros são muito animados. Amamos isso".

Além de Nelson, o Piano Guys é composto por Jon Schmidt (pianista), Al Van Der Beek (produção musical) e Paul Anderson (produção). Apesar do foco nas plataformas digitais, eles já lançaram quatro álbuns desde 2011.