Topo

Piano Guys mostra beleza em canções que nos precipitamos em julgar ruins

Lucas Lima*

Especial para o UOL

21/02/2014 06h00

Ainda muito novinho, me lembro do meu pai falando: "Não existe música ruim, existe música mal tocada". A primeira vez que ouvi The Piano Guys foi há mais ou menos um ano e meio, quando tropecei em um vídeo deles tocando "Without You" do David Guetta e este me chamou muita atenção.

A música pop hoje parece que vem de fábrica catalogada como "música de baixa qualidade" --o que acho injusto-- e ver aquela canção sendo apresentada de uma maneira diferente e ver que as pessoas estavam reagindo ao vídeo de maneira positiva me deixou muito feliz.

No começo, a ideia da minha banda, a Família Lima, era trazer a música clássica com uma sonoridade mais pop, mais atual, de uma maneira diferente. Já The Piano Guys tiveram também a ideia de desconstruir músicas conhecidas e apresentá-las com uma roupagem clássica, mais focada no instrumental, na qualidade da performance dos músicos.

The Piano Guys tocam "Without You", de David Guetta

Foi atrelar esse conceito a uma qualidade técnica rara em vídeos para internet e voilà: mais de 2 milhões e meio de inscritos no canal e mais de 350 milhões de views em seus vídeos. E quem diria? Muita gente que joga todos os artistas do cenário pop atual no mesmo balaio de música "menor" se viu apreciando canções de Taylor Swift, Usher e até One Direction.

The Piano Guys: "Titanium/ Pavane", de David Guetta e Faure

Muito interessante é o fato de que The Piano Guys não é só uma junção de músicos, é realmente um "projeto" pensado e muito bem executado. No site oficial do grupo, além do pianista Jon Schmidt e do cellista Steven Sharp Nelson que aparecem nos vídeos, o diretor dos clipes Paul Anderson e o produtor musical e compositor Al Van Der Beek estão listados como membros e não meros parceiros. Ou seja, The Piano Guys não é simplesmente um "acidente" da internet, é um projeto muito bem concebido --o que, na minha opinião, não diminui em nada o valor artístico, só demonstra um conhecimento apurado do mercado musical de hoje em dia.

Nunca se consumiu tanta música na história e ao mesmo tempo nunca foi tão difícil para o músico achar uma maneira de se destacar e vencer a batalha por 3 minutos do tempo do ouvinte. Um Google rápido de "Adelle cover" vai te mostrar dezenas de milhares de opções de vídeos de um gurizinho tocando seu violão, filmado com a webcam e captado pelo microfone do PC.

Ao lado, uma das sugestões é a mesma música sendo muito bem executada por músicos profissionais, com instrumentos clássicos, com qualidade de áudio e vídeo excepcionais e não só reproduzindo, mas sim recriando a música original, mostrando um lado completamente novo e fascinante de uma canção que já foi ouvida centenas de vezes. Em qual eu vou clicar?

Estou muito curioso para assistir The Piano Guys ao vivo e acho que é uma bela oportunidade de enxergar a beleza escondida em algumas canções que, às vezes, nos precipitamos em julgar ruins e de comprovar a lição que meu pai me deu tantos anos atrás: "Não existe música ruim, existe música mal tocada".
 

*Lucas Lima é músico, produtor, trilhista, compositor e arranjador. Vocalista e violinista da Família Lima, é casado desde 2008 com a cantora Sandy, com quem terá o primeiro filho este ano

The Piano Guys tocam "Just the Way You Are", de Bruno Mars