Topo

Música


Pixies sobe ao palco do Lollapalooza com baixista nova e setlist impecável

Patrícia Colombo

Do UOL, em São Paulo

2014-04-06T18:36:41

06/04/2014 18h36

O Pixies já esteve no Brasil em duas ocasiões (2004 e 2010), mas em nenhuma delas o grupo se encontrava tão desfalcado em sua formação quanto atualmente, após a chocante saída da baixista Kim Deal, em junho passado. Águas passadas e seguindo em frente, a banda liderada por Black Francis lançou recentemente o álbum de inéditas "Indie Cindy", encontrou uma nova e competente baixista, a argentina Paz Lenchantin, e entregou ao público em São Paulo o que era ansiado: uma ótima apresentação com setlist para satisfazer qualquer fã.

  • Manuela Scarpa/Photo Rio News

    A nova baixista do Pixies, a argentina Paz Lenchantin

Papo no palco nunca foi o forte da banda e quem vai a um show do Pixies sequer conta com isso. Era a sorridente Kim, geralmente, que fazia comentários e agradecia aos fãs. Na ausência dela, apenas os clássicos (e já está suficientemente bom). O setlist transitou pelos cinco renomados trabalhos de estúdio: "Come On Pilgrim" (1987), "Surfer Rosa" (1988), "Doolittle" (1989), "Bossa Nova"(1990) e "Trompe le Monde" (1991).

Os hits como "Hey", "La La Love You",  "Monkey Gone To Heaven", "Bone Machine", "Caribou", "Where is my Mind" e "Here Comes Your Man" marcaram presença. O repertório também teve músicas como "Brick is Red", "Broken Face", "Something Against You", "Cactus", "Nimrod's Son", "Ed is Dead", "The Holiday Song", "U-Mass" e "Planet of Sound".

O Pixies parece revigorado no palco, mesmo com a aparente e conhecida introversão de seus integrantes. Muito embora Kim Deal seja parte indissociável da banda e uma baixista insubstituível, como os próprios integrantes já afirmaram em diversas entrevistas, Paz foi de fato uma escolha acertada.

Carismática, ela tem a desenvoltura e a segurança de uma veterana, tanto no que se refere ao instrumento quanto nos acompanhamentos vocais. Tocando os clássicos e as músicas novas, a argentina surpreendeu. Mesmo assim, quem é fã muito provavelmente ainda torce pelo retorno da ex-integrante.

Do álbum "Indie Cindy", o primeiro de inéditas do Pixies em 23 anos, integraram o setlist músicas como a faixa-título, "Greens and Blues", "Magdalena" e "Bagboy". O disco é um compilado dos três EPs que o Pixies lançou entre 2013 e 2014, após a saída de Deal.
 

Relações perigosas

Confira as ligações entre grupos do Lollapalooza e por que vale a pena ver cada um no festival

Clique para ver