Topo

Morre, aos 77 anos, o crítico de jazz José Domingos Raffaelli

Publicada pelo filho Flávio no Facebook, foto de 2010 mostra José Domingos Raffaelli ao lado do grupo americano Kool & the Gang - Reprodução/Facebook
Publicada pelo filho Flávio no Facebook, foto de 2010 mostra José Domingos Raffaelli ao lado do grupo americano Kool & the Gang Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

27/04/2014 10h48

Morreu, na madrugada deste sábado (27), o crítico de música José Domingos Raffaelli, considerado um dos nomes mais importantes do Brasil na análise e difusão do jazz. Ao UOL, seu filho Flávio disse que o crítico lutava contra um tumor na coluna e estava internado no hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro.

Em abril deste ano, ele fez um post no Facebook avisando a amigos que a doença já estava em metástase. O velório acontece neste domingo no cemitério de São João Batista, no Rio. O enterro será realizado às 16h no mesmo local. 

Premiado pela International Association of Jazz Educators (IAJE), em 1999, como o melhor crítico do gênero fora dos EUA, Raffaelli era um entusiasta da música instrumental. Foi também responsável pelo primeiro artigo sobre bossa nova, escrito em 1959, para o jornal "Última Hora".

Começou a escrever profissionalmente sobre jazz na década de 1950, para uma revista chamada "Quinta Avenida". Como jornalista especializado no gênero, atuou no jornal "O Globo", de 1987 a 2002. Escreveu também para o "Jornal do Brasil" (de 1972 a 87) e "O tempo", de Belo Horizonte, entre os anos 2002 e 2003, além de colaborar com diversas publicações nacionais e revistas estrangeiras.