Topo

Vanusa lança clipe e diz que Hino Nacional foi empurrão de Deus

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

19/05/2014 22h12Atualizada em 20/05/2014 13h12

Muita gente hoje em dia a conhece pela atrapalhada interpretação que fez do Hino Nacional em 2009. Mas na noite de segunda-feira (19), a cantora Vanusa, que deu sua marca a canções como "Paralelas" e "Manhãs de Setembro", lançou um compacto com quatro músicas inéditas em um pocket show no Tom Jazz, em São Paulo.

Bem humorada, com voz impecável e acompanhada apenas por um piano, fez piada do que ocorreu há cinco anos. "Deus sempre te dá uns empurrõezinhos na vida para você acordar. Deu um, eu não liguei. Deu outro, não liguei. Aí ele me mandou o Hino Nacional. Entendi o recado.  No show na Virada eu disse: 'Não posso errar, tudo que eu errar será usado contra mim no Youtube'".

Antes da apresentação, foi exibido o videoclipe da música "O Silêncio dos Inocentes", composta por Zé Ramalho. O compacto leva seu nome de batismo, "Vanusa Santos Flores", e foi lançado pelo selo independente Saravá, do cantor Zeca Baleiro.

Em agradecimento ao compositor, cantou "Flor da Pele". Nesta hora, errou a letra e pediu ajuda a Zeca, que estava na plateia. "Estou mais nervosa hoje que quando me apresentei pela primeira vez", desculpou-se. Vanusa contou que o nervosismo se deve ao fato de Baleiro ter acreditado em seu trabalho mesmo sabendo que ela estava internada.

"Ele me procurou na clínica e disse que, quando eu saísse, poderíamos gravar um CD. É difícil, porque lá eles dizem que é para a gente esquecer o que está acontecendo lá fora. Mas eu fiquei animada e pensei: 'Vou sair daqui e gravar um CD com Zeca Baleiro'. E aqui estou eu! Ganhei um clipe. Nunca tive um clipe, e um clipe de diva ainda".

Marketing

Ao fim da apresentação, Vanusa e Zeca Baleiro falaram ao UOL sobre o encontro dos dois e os efeitos do Hino Nacional na vida artística da cantora. Ela disse que ficou muito abalada com o ocorrido e que chegou mesmo a pensar em parar de cantar.

"Eu queria parar de cantar e pedi para ser internada. Mas, depois que saí, fiz aquele comercial e exorcizei. Uma vez um cara chegou para mim e disse que deveria trabalhar como produtora de marketing. Disse que aquela ideia de cantar o Hino errado foi maravilhosa. Fiquei olhando ele falar e, no final, acabei concordando".

Questionada se cantaria o Hino na abertura da Copa, respondeu: "Acho que já é passado. Se bem que, se me pagassem uma puta grana...", ponderou, para reiterar na sequência. "Imagina, qualquer errinho meu ia virar um monstro no Youtube", disse ela, afirmando ter ficado surpresa com o interesse de Zeca Baleiro em produzir um disco seu.

"Vanusa tem uma história na música brasileira. Gravou compositores incríveis, foi feminista em uma época em que poucas mulheres se atreviam a fazer isso. Para essa molecada ela pode ser a cantora que errou o Hino, mas para mim ela sempre será uma grande cantora".