PUBLICIDADE
Topo

Led Zeppelin pode ser processado por plágio em "Stairway to Heaven"

09.out.2012 - O Led Zeppelin, durante o lançamento do DVD "Celebration Day"; da esq. para a dir.: Jason Bonham, Robert Plant, John Paul Jones e Jimmy Page - Dario Cantatore/Invision/AP, file
09.out.2012 - O Led Zeppelin, durante o lançamento do DVD "Celebration Day"; da esq. para a dir.: Jason Bonham, Robert Plant, John Paul Jones e Jimmy Page Imagem: Dario Cantatore/Invision/AP, file

Do UOL, em São Paulo

20/05/2014 15h39

O Led Zeppelin deve ser alvo de uma ação legal de plágio, sob a acusação de que a canção "Stairway to Heaven", de 1971, seria cópia de uma música lançada em 1968 pela banda Spirit.

O advogado Francis Alexander Molofiy está tentando bloquear o relançamento do disco "Led Zeppelin 4", que contém "Stairway", alegando que Randy California --morto em 1997, que tocava guitarra no Spirit-- deveria ser creditado como coautor da música, pois ela se parece muito com a instrumental "Taurus", do Spirit, informou a revista "Rolling Stone" americana. 

 
"A ideia por trás disso é ter a certeza de que Randy California obtenha seu crédito pela composição de 'Stairway to Heaven'", disse Molofiy à revista "Bloomberg Businessweek". 
 
Mark Andes, que tocou baixo no Spirit e contratou o advogado, disse que o Led Zeppelin deve ter escutado "Taurus" quando as duas bandas estavam juntas em turnê, no final dos anos 1960. Sobre o lapso de tempo entre a alegação de plágio e a ação judicial, ele diz: "Eu não posso explicar. O plágio é bastante evidente, nota por nota. Seria muito legal se os caras do Led Zeppelin dessem ao Randy um pequeno crédito. Seria amável."
 
A família de California declarou que pretendia há muito tempo tomar medidas legais sobre o caso. Só não tomou antes porque não tinha condições para bancar isso. 
 
"Farto" de Robert Plant
 
Segundo a revista "Rolling Stone", representantes do Led Zeppelin se recusaram a comentar o caso. A banda vai relançar os seus três primeiros álbuns no mês que vem. Enquanto isso, o guitarrista Jimmy Page recentemente disse ao jornal "The New York Times" que esta "farto" de o vocalista Robert Plant adiar os planos de reunião do Led Zeppelin. A última vez que a banda se apresentou foi em 2007, na Arena O2, em Londres. Plant, no entanto, acabou com a possibilidade haver outro concerto da banda, dizendo ser "zero" as chances de o Led voltar.
 
Page disse: "Eu fui informado no ano passado de que Robert Plant disse que não faria nada em 2014. E o que os outros dois caras pensam disso? Bom, ele sabe o que os outros dois caras pensam. Todo o mundo amaria tocar em mais concertos da banda. Ele só está fazendo um joguinho, e eu estou de saco cheio disso, para ser honesto. Eu não canto e não posso fazer muito a respeito". Os "dois caras" citados pelo guitarrista seriam ele mesmo e o baixista John Paul Jones. 
 
Page ainda enfatizou que tem vontade de tocar com o Led Zeppelin de novo, comentando: "Eu definitivamento quero tocar ao vivo. Porque, vocês sabem, eu ainda posso tocar", declarou, completando que só precisa se concentrar na guitarra e praticar para entrar em forma. 
 
Escute abaixo "Stairway to Heaven" e "Taurus" e compare: