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Solimões faz graça no Instagram e dupla sertaneja conquista mais público

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

22/05/2014 07h00

Os sertanejos Rionegro e Solimões dizem ser "os caipiras mais antenados de todos". Com 25 anos de carreira, eles começaram a investir nas redes sociais para conquistar um público jovem e diferente de seus fãs das décadas de 80 e 90. Com humor e ironia, Solimões se destacou em seu perfil no Instagram, que hoje tem mais de 30 mil seguidores. E a aposta na tecnologia trouxe outro benefício: o aumento de shows para a dupla.

Denominado pelo parceiro Rionegro como "máquina de fazer sexo", Solimões levou o apelido a sério e o disseminou nas redes sociais. Foi há um ano que o sertanejo de 1,5 metro de altura e olhar de galã publicou a primeira foto no Instagram. A imagem engraçada foi o estopim para uma sequência de irreverência a cada flash: pode ser sem camisa, ou dentro de um carrinho de criança.

"A internet me chamou e eu gostei. O povo gosta de coisa engraçada e a nossa dupla é assim, espontânea. Não consigo manipular nada. Se eu fizer algo premeditado e eu não me encontrar dentro da história, não fica legal. Aí não ganho muitas curtidas no Instagram", contou ao UOL, aos risos. Solimões não leva as honras sozinho e diz que o tom de brincadeira se completo com as legendas feitas por Rionegro. "São todas palavras dele".  

"Isso tudo está sendo ótimo para a nossa carreira. Está ajudando a ter mais público em nosso show e tem um aspecto muito positivo. Estamos conseguindo sobreviver no meio disso tudo que está acontecendo [no cenário da música sertaneja] como se fôssemos uma dupla nova", contou Rionegro, que conheceu Solimões no interior de São Paulo, no início da década de 80.

“Antigamente era muito mais difícil”

Empurrãozinha da internet

Com o hit "O Cowboy Vai te Pegar" bombando no YouTube --são mais de cinco milhões de visualizações--, Rionegro e Solimões classificam que a época atual está mais fácil para a disseminação da música. "Antigamente era muito mais difícil. Na web é muito mais fácil para mostrar o trabalho e isso é muito importante", disse Rionegro. Ele relembra que um dos perrengues no início da carreira foi só conseguir gravar discos em São Paulo.

O sucesso chegou para a dupla em 1998, quando lançaram o sexto disco ("O Amor Supera Tudo"), e venderam cerca de 500 mil cópias. Entre as composições estão: "Falta você", "A Gente se Entrega", "Tô Doidão", "Saudade Pulou no Peito" e "De São Paulo a Belém".

Solimões contou que a "falta de beleza" foi outra dificuldade que eles enfrentaram nessa época. "Beleza física é o que a pessoa nota. Depois, dependendo do diálogo, a pessoa vai achando o outro mais bonito. No começo, os formadores de opinião não chamavam a gente para ir à televisão. Quando víamos a câmera a gente fugia porque para a TV tinha que ser bonito".  

Hoje isso não é mais um problema. Ambos aprenderam a brincar com o tamanho de Solimões e as diferenças físicas entre eles. A prova disso são as fotos nas redes sociais. Para a dupla, os perrengues do passado os fizeram mais fortes e trouxeram benefícios. "A gente conseguiu mostrar o outro lado nosso e levar alegria brincando e zuando nós mesmos", disse Solimões, que está guardando uma série de fotos divertidas para publicar no Instagram em breve.