Topo

Grohl ironiza Radiohead e afirma que novo disco terá "cara de Foo Fighters"

Do UOL, em São Paulo

24/05/2014 12h02

O Foo Fighters se prepara para lançar um álbum de estúdio no segundo semestre, mas o líder da banda já avisou para os fãs não esperarem nada de diferente no som do novo trabalho. Questionado pela revista "Billboard" sobre a sonoridade das canções recentes, Dave Grohl brincou e ironizou a banda Radiohead, conhecida pela experimentação. 

"Quando estávamos saindo do sucesso do último álbum, eu pensei: ‘agora temos licença para soar estranho. Se quiséssemos, poderíamos fazer alguma loucura, como um disco do Radiohead sombrio, deixar todo mundo enlouquecido'. Mas então eu pensei: 'f***-se’", disse.

O que Ghrol garante de antemão são canções com clima de "estádio", com apenas uma diferença: mais dedicação ao arranjo do que ao refrão. "O som [do novo álbum] certamente é uma progressão ou uma evolução, mas ainda sim é um disco do Foo Fighters. [Em vez de] mostrar grandes refrões, que é o que fazemos, nós vamos mostrar grandes seções instrumentais. Isso será uma surpresa".

Documentário
O oitavo disco da banda chegará às lojas em paralelo ao lançamento de uma série documental dirigida pelo próprio Grohl para emissora "HBO", a qual mostrará toda a odisseia do processo de gravação deste novo álbum.

A série em questão inclui a gravação de cada faixa do repertório em um lendário estúdio do país, o que permitiu a banda explorar o patrimônio cultural de Chicago, Austin, Nashville, Los Angeles, Seattle, Nova Orleans, Washington DC e Nova York. Em suas próprias palavras, trata-se de "uma carta de amor à história da música americana".

A passagem por estes lugares também influenciou no processo de composição do álbum, que não foi fechado até a última sessão de gravação "para poder incluir as experiências, reuniões e personalidades que participaram do processo", um método criativo inédito na trajetória do Foo Fighters.

Apesar de buscar um viés mais experimental à série, essa não é a primeira experiência de Grohl na direção de um documentário. O líder da banda também assina o aclamado "Sound City" (2013), premiado com um Grammy.