Topo

Após seis anos, King Crimson anuncia primeiros shows com nova formação

O King Crimson em sua formação do início dos anos 1980, com o vocalista Adrian Belew (primeiro à esq.) - Reprodução
O King Crimson em sua formação do início dos anos 1980, com o vocalista Adrian Belew (primeiro à esq.) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/06/2014 15h18

A banda inglesa King Crimson, um dos grandes expoentes do rock progressivo, anunciou seus três primeiros shows após hiato de seis anos. As apresentações acontecem em Nova York, no Best Buy Theater, nos dias 18, 19, 20 de setembro. As informações são da revista "Rolling Stone".

Essas, no entanto, não são as únicas datas de novos shows da banda nos Estados Unidos. Segundo sites especializados, o grupo deve tocar também nos dias 9 e 10, em Albany, nos dias 12 e 13, na Philadelphia e no dia 6, em Seattle.

A nova formação, a oitava do grupo, terá Jakko Jakszyk (vocais e guitarra), Tony Levin (baixo), Pat Mastelotto (bateria), Gavin Harrison (percussão), Bill Rieflin (percussão) e Mel Collins (sax), além do guitarrista e líder Robert Fripp. Jakko Jakszyk gravou ao lado de Fripp o álbum "A Scarcity of Miracle", de 2011, enquanto Collins e Levin participaram de vários álbuns do KC nos anos 1970 e 1980.

O King Crimson ensaia para sua nova turnê desde setembro, quando Robert Fripp anunciou o retorno do grupo. No entanto, ainda não há planos para um novo álbum de estúdio, que seria o primeiro desde "The Power to Believe" (2003). As notícias surpreendem, já que, em 2012, o guitarrista anunciou sua aposentadoria no jornal "Financial Times".

O Crimson ProjeKCt, outro projeto dedicado ao repertório do King Crimson, que é liderado pelo ex-vocalista Adrian Belew, dará início este mês a uma nova turnê na Austrália, de 26 a 2 de julho.