Topo

Eric Clapton pensa em parar de fazer turnês: "Ficou insuportável"

Diego Padgurschi/Folhapress
Imagem: Diego Padgurschi/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

27/06/2014 13h10

O guitarrista e cantor Eric Clapton anunciou que está pensando em parar de fazer turnês, dizendo que, para ele, isso se tornou “insuportável”, informa o site NME com base em uma matéria de capa da última edição da revista britânica “Uncut”.

O músico, que fará 70 anos em 2015, afirmou que tem “estranhos problemas de saúde” que podem impedi-lo de usar toda a sua habilidade de guitarrista. Ele pretende se concentrar em trabalhos de estúdio em vez de fazer performances ao vivo.

“Há algumas coisas que eu gostaria de fazer, mas também estou pensando em aposentadoria”, disse Clapton na entrevista. “O que eu me permitirei, com razão, é continuar gravando em estúdio. Não quero perder o interesse a ponto de embaraçar a mim mesmo.”

Reclamando que sente que o mundo todo se tornou muito parecido, com a maioria dos países agora se parecendo com “uma versão diferente da América”, Clapton disse sobre as turnês: “A estrada se tornou insuportável. Ficou inacessível, porque demora muito para chegar a qualquer lugar. É hostil em toda parte: entrar e sair de aeroportos, viajar em aviões e em carros.”

Perguntado se, eventualmente, deve parar de tocar guitarra completamente, Clapton respondeu. “Talvez. É possível que eu não possa (tocar), se dói muito. Eu tenho problemas de saúde esquisitos.”

Os comentários de Clapton foram feitos na mesma semana em que ele  foi vaiado, no último dia 21, ao deixar o palco durante um concerto na arena Hydro, em Glasgow, Escócia. Depois, ele se desculpou, dizendo que o abandono do palco foi causado por um “erro técnico”. Premiado com o título de Comandante do Império Britânico em 2004, o fundador do grupo Cream lançou 20 álbuns solo, sendo o mais recente “Old Sock”, de 2013.