Topo

Fã desenvolve coágulo no cerébro após "bater cabeça" em show do Motörhead

Do UOL, em São Paulo

04/07/2014 14h53

Um fã do Motörhead precisou passar por tratamento após desenvolver um coágulo de sangue no cérebro em um show recente da banda de metal. Um artigo sobre o caso, ocorrido em 2013, foi publicado nesta sexta (4) na revista médica Lancet.

O alemão de 50 anos não teve o nome divulgado, mas estava acompanhado do filho no show, enquanto fazia headbanging, movimento que consiste em chacoalhar a cabeça freneticamente acompanhando o movimento da música. 

Segundo médicos alemães ouvidos pelo jornal britânico “The Guardian”, o espectador desenvolveu o coágulo após a prática e recebeu atendimento médico após “sofrer uma constante e piora na dor que afetou toda a cabeça”. O paciente não tinha antecedentes de ferimentos na cabeça, mas era um “headbanger regular” em shows ao vivo.

Os médicos descobriram um hematoma subdural (um espessamento de sangue entre os tecidos das meninges que recobrem o cérebro), que eles esvaziaram fazendo um buraco no crânio (trepanação). Eles conseguiram aliviar as dores de cabeça do homem com drenagem do sangue através de uma perfuração no crânio do paciente. "Nós não somos contra headbanging", disse Ariyan Pirayesh Islamian, um dos médicos da Faculdade de Medicina de Hannover que atenderam o alemão.

Os hematomas subdurais costumam se seguir a traumatismos cranianos e podem aparecer várias semanas após o choque. Eles são causados por uma compressão progressiva do cérebro.

A literatura científica registra três casos similares, atribuídos ao 'headbanging' nos últimos anos. Um dos pacientes faleceu devido a um hematoma subdural agudo.

“O risco de lesão é muito, muito baixo. Mas eu acho que [se o paciente] tivesse ido a um concerto de música clássica, isso não teria acontecido", afirmou o médico.

* com informações da AFP