Topo

Criticado por declaração contra Israel, Eddie Vedder cita Lennon em texto

31.mar.2013 - Eddie Vedder, durante show do Pearl Jam em São Paulo - Leandro Moraes/UOL
31.mar.2013 - Eddie Vedder, durante show do Pearl Jam em São Paulo Imagem: Leandro Moraes/UOL

Do UOL, em São Paulo

17/07/2014 12h29


Criticado por alguns fãs após fazer comentários contra Israel e pedindo paz no Oriente Médio, durante um show na Inglaterra na última sexta-feira, o vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, publicou no site oficial da banda, nesta quarta (16), o texto “Imagine That – I’m Still Anti-War” (cujo título pode ser traduzido como “Imagine – Eu Ainda Sou Antiguerra”). Ele inicia o discurso com a frase “You may say I’m a dreamer... But I’m not the only one” (“Você pode dizer que eu sou um sonhador... Mas não sou o único”), da música “Imagine” de John Lennon.

“A maioria de nós escutou John Lennon cantar isso”, escreveu Vedder. “Com cerca de uma dúzia de conflitos variados em andamento no noticiário todo dia, e com histórias ficando cada vez mais horríveis, o nível de tristeza se torna insuportável. E como fica o mundo quando a tristeza se torna apatia? Porque nos sentimos desamparados. E viramos a cara e viramos a página.”

Mais adiante ele cita o episódio do show: “Quando tentamos argumentar por mais paz no mundo em um concerto de rock, estamos refletindo os sentimentos de todos aqueles com quem estamos em contato, então nós devíamos entender melhor uns aos outros.”

Durante o show, que aconteceu na cidade de Milton Keynes, o líder do Pearl Jam declarou: “Eu juro por Deus, há pessoas por aí à procura de uma razão para matar! Estão procurando uma razão para cruzar fronteiras e se apoderar de terras que não pertencem a elas. Deveriam dar o fora e se preocupar com a p**** dos seus próprios negócios”. Em seguida, cantou a música antiguerra “War”, segundo o site NME.

No fim do texto publicado no site, Vedder conclui: “Eu não sei como reconciliar o pacífico arco-íris de bandeiras que vemos em cada noite de nossos concertos com as notícias diárias de uma dúzia de conflitos globais e suas horríveis consequências. Eu não sei como processar o sentimento de culpa e cumplicidade quando ouço sobre mortes de uma família de civis em um ataque de drones dos Estados Unidos. Mais eu sei que não podemos deixar a tristeza se tornar apatia”. E cita outro trecho da música de John Lennon: “I hope someday you’ll join us,...” (“espero que algum dia você se junte a nós”). Leia o texto na íntegra no site oficial do Pearl Jam e ouça a banda na Rádio UOL