Topo

Leonard Cohen divulga nova música com letra sobre guerra; ouça

Do UOL, em São Paulo

19/08/2014 11h15

Prestes a completar 80 anos, o cantor e compositor Leonard Cohen divulgou nesta terça-feira (19) a música "Almost Like the Blues", a primeira mostra de seu novo disco, intitulado “Popular Problems”, de acordo com a revista "Rolling Stone". Com letra sobre guerra, ele canta: "Eu vi algumas pessoas passando fome / Houve assassinato, houve estupro / Seus vilarejos queimavam / Eles tentavam fugir".

Em clima soturno, o poeta --que compôs sucessos como "Hallelujah" e "Suzanne"-- parece falar sobre a guerra santa, entre Israel e Palestina, em versos como "A guerra, as crianças desaparecidas, senhor / É quase como o blues" e "Eu ouvi a história deles / dos ciganos e os judeus / Era bom, não era chato / Era quase como o blues / Era quase como o blues / Não há Deus no céu / Não existe inferno abaixo".

O disco sucessor de "Old Ideas" (2012) deve chegar às lojas em setembro, mês de aniversário do cantor.

No Leonard Cohen Event 2014, uma convenção oficial de fãs que acontece anualmente em Dublin, na Irlanda, Jarkko Arjatsalo, que cuida do site oficial de Cohen e atua como mensageiro entre o cantor e sua comunidade de fãs, afirmou que "Leonard trabalhou duro em seu próximo álbum de estúdio, que será inteiro de músicas novas".

Na época do lançamento de "Old Ideas", ele apresentou algumas músicas ao vivo que acabaram não entrando no disco. Em uma entrevista concedida à "Rolling Stone" em 2012, Cohen disse que já tinha material para dois terços do novo disco.