Topo

Disney abre processo contra Deadmau5 por uso de imagem parecida a de Mickey

O canadense Deadmau5 enfrenta batalha contra a Disney pelo uso de imagem da cabeça de camundongo  - Leonardo Soares/UOL
O canadense Deadmau5 enfrenta batalha contra a Disney pelo uso de imagem da cabeça de camundongo Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/09/2014 18h25

A Walt Disney Company resolveu entrar com um processo contra Deadmau5, segundo informou o artista em seu perfil no Twitter. A empresa alega que a cabeça em formato de camundongo que Joel Zimmerman usa durante suas apresentações remete a um de seus personagens mais famosos, Mickey Mouse.

“A Disney acha que o público pode confundir um consagrado artista de música eletrônica com um camundongo em desenho animado. Esse é o nível de estupidez que eles acham que vocês têm”, escreveu ele na rede social.

A advogada Dina LaPolt, em entrevista ao site TMZ, afirmou que a cabeça de rato usada pelo artista tem marca registrada em 30 países – incluindo Alemanhã, Japão, Itália e Reino Unido -- e que agora a Disney quer impedir que Zimmerman consiga a patente nos Estados Unidos, cujo pedido foi emitido no ano passado.

“Considerando que ele usa o item tanto nos Estados Unidos quanto ao redor do mundo há dez anos, nos perguntamos o porquê de a Disney decidir tomar essa decisão apenas agora. Estamos preparados para proteger o que é de direito dele”, disse ela.

Em abril a Disney começou a investigar a decisão do DJ de registrar a marca no país – ato que permitiria que o logo aparecesse em uma série de produtos, incluindo equipamentos eletrônicos, brinquedos, entre outros itens. A empresa alega que a decisão prejudicará seus negócios e confundirá os consumidores.