Topo

Música


Morre Joe Sample, lendário pianista de clássicos como "Let's Get It On"

O pianista Joe Sample, que morreu aos 75 anos - Reprodução/Facebook
O pianista Joe Sample, que morreu aos 75 anos Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

13/09/2014 13h32

Morreu na sexta (12), aos 75 anos, o lendário pianistas Joe Sample, que revolucionou o fusion jazz nos anos 1960 e 1970 e trabalhou com nomes como Marvin gaye, Anita Baker e Canned Heat.

A notícia foi anunciada pela família do músico no Facebook, sem mencionar a causa da morte. O pianista foi hospitalizado em 2013 com pneumonia depois de diversos problemas de saúde, incluindo dois ataques cardíacos, em 1994 e 2009.

Além de pianista, Sample foi tecladista e compositor e se manteve em atividade por mais de 50 anos.

Sample formou a banda The Jazz Crusaders nos anos 1950, com seus colegas da Universidade do Sul do Texas, Wilton Felder (sax), Stix Hooper (bateria) e Wayne Henderson (trombone), entre outros. O grupo mudou-se para a Califórnia e gravou seu primeiro disco, "Freedom Sound", em 1961. Dos mais de quarenta discos que lançaram, 19 entraram na lista de 200 mais vendidos pela Billboard.

O grupo mudou o nome para The Crusaders em 1971, quando começou a experimentar com ritmos com funk e R&B, e se separou em 1987.

Durante sua aclamada carreira solo, Sample gravou trabalhos próprios e trabalhou em álbuns clássicos como "Court & Spark", de Joni Mitchell e "Let's Get It On", de Marvin Gaye.

Sample esteve em turnê pela Europa com seu novo grupo, a Creole Joe Zydeco Band, até recentemente.

Música