Paulo Ricardo: Vídeo promocional é a melhor coisa do novo álbum do U2
O vídeo promocional com a música "The Miracle (of Joey Ramone)" é a melhor coisa do novo álbum do U2, "Songs of Innocence". Ou talvez a melhor coisa seja o fato de ter sido grátis? Ou, quem sabe, a estratégia de marketing, vendendo o álbum com exclusividade para a Apple, para que ela o disponibilizasse gratuitamente para seus consumidores?
Veja bem, o vídeo é realmente muito bom, da mesma forma que muitos trailers são melhores que o filme. Não desdenhe, isso é uma façanha em si. Com essa estratégia (que fez com que o álbum aparecesse em 500 milhões de aparelhos da Apple), o U2 conseguiu chegar da maneira que gosta, com impacto, pompa e circunstância. Convenhamos, quem compra um CD hoje em dia? E quem ouve um CD inteiro?
Há, contudo, algo de levemente nostálgico nessa parceria. Tanto a Apple quanto o U2 vêem, há alguns anos, a competição ganhando terreno perigosamente. O ultimo lançamento, "No Line on the Horizon" (2009), foi o trabalho de menor vendagem da banda. Alguma medida radical precisava ser tomada. O novo álbum foi lançado com grande estardalhaço. E daí? Não está, nem de longe, entre os melhores do grupo, mas é melhor que o ultimo --que já apontava indisfarçável cansaço.
Mas não há nada de errado com a fórmula do U2. Épico, poético, engajado. Rock and roll. Salvem os rock stars, ironizava um button vendido na última turnê da banda. "Você é rock and roll! Você e eu somos rock and roll!", brada Bono em "Volcano". Admirável. Honesto. "Bono pode salvar o mundo?", estampava a capa da revista "Time" de anos atrás. A Apple pode salvar o U2?
No disco há uma homenagem a Joey Ramone, homenagem a Joe Strummer (guitarrista do The Clash). Homenagem à Iris, mãe de Bono, que morreu quando ele tinha 14 anos. Homenagem à rua em que ele morou em Dublin. Homenagem à California, aos Beach Boys etc. A bela homenagem a Mandela, contudo, "Ordinary Love", ficou fora.
De cara, "Volcano" e "Raised by Wolves" são as minhas favoritas. Mas repito: o vídeo promocional com "The Miracle (Of Joey Ramone)" ainda é, na minha humilde opinião, o melhor de "Songs of Innocence". E, por falar em saudade, saudade do tempo em que Apple era só a gravadora dos Beatles.
* Paulo Ricardo é cantor e vocalista da banda RPM
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.