Topo

Nova onda teen, banda R5 se denomina como rock e foge da comparação com 1D

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

01/10/2014 07h00

No próximo sábado (4) e domingo (5), a banda americana R5 chegará para fazer shows em São Paulo e Rio de Janeiro a pedido de milhares de fãs espalhadas pelo país. Durante votação no site do grupo, os brasileiros conquistaram o feito e conseguiram que os irmãos Riker, Ross, Rocky, Rydel Lynch e por fim, o amigo Ellington "Ratliff" trouxessem um pouco de seu som para cerca de sete mil pessoas por dia de apresentação.

R5 vem ao Brasil logo após a recente visita da boy band teen One Direction e as comparações são inevitáveis, já que ambos falam de amor em suas canções e movimentam um público teen semelhante. Mesmo com inúmeras características e proximidades da banda dona do hit “What Makes You Beautiful”, R5 explica que são totalmente diferentes e se diz uma banda de rock. Seus fãs endossam o coro.

“Eu acho que eles [One Direction] são uma boa boy band, tocam muito bem. Fantásticos. Entretanto, não existe uma competição. Acho que somos muito diferentes deles no tipo de música que tocamos. A comparação sempre vai existir até com outras bandas. Só que não somos uma boy band e tocamos rock”, explicou Ross Lynch em entrevista ao UOL. O garoto de 18 anos ficou famoso por protagonizar a série "Austin & Ally", do Disney Channel. Vale lembrar também que Riker já fez parte da série Glee, na qual viveu o personagem Jeff.
 
A fã Andressa M. de 14 anos conta que primeiro conheceu Ross como ator para depois se interessar pela banda. Ela é uma das mais 1500 participantes de um grupo restrito no Facebook que existe só para discutir sobre a banda. Para a garota, R5 tem um estilo próprio e uma batida mais pesada do que One Direction. “R5 conta com batidas musicais diferentes, um estilo visual mais rock. Eu acho que a banda estaria dentro de um pop rock brasileiro”, avaliou.

“Eles conseguem misturar todo tipo de gênero musical, o que, ao meu ver, é o que as fãs mais gostam”, avaliou a fã de 16 anos Kerlin Zago, que ressalta outro elemento importante por angariar tantos seguidores sem estarem nas paradas de sucesso: a autenticidade no palco. “O R5 se empolga muito e interage o tempo todo”, contou a garota, que também é fã de Imagine Dragons.  

Mesmo parecendo com uma boy band pelo som que fazem, R5 não pode ser denominada como uma, já que Rydel é uma menina no meio de quatro garotos. Ela tem 21 anos e chama a atenção por seus cabelos loiros. Eles estão juntos desde 2008, mas só gravaram o álbum "Louder" – de maior sucesso até o momento - em 2012.

Influência da Disney

R5 - Divulgação - Divulgação
Banda R5, quinteto de pop rock liderado por Ross Lynch, fará shows em São Paulo (4/10) e Rio de Janeiro (5/10)
Imagem: Divulgação

De acordo com o fã  Pedro Felipe Salvatore, de 14 anos, conta que R5 foi formada antes mesmo de Ross ser protagonista de "Austin & Ally", do Disney Channel. Para o garoto, os brasileiros gostam muito das produções da Disney e a empresa deu uma “forcinha” para que a carreira musical engrenasse. “Claro que os adolescentes começam a se interessar pela banda a partir da exposição deles em séries da Disney”, afirmou ele.

Já o vocalista Ross minimiza a participação na empresa na sua carreira musical. “ Eu acho que a Disney foi uma grande oportunidade para mim, me trouxe muita coisa e benefícios para a banda. Só que eu acho que isso não é para sempre. É uma excelente compania, mas eu e minha banda seguimos nossos passos independentemente dela”, explicou o músico, que diz deixar para Rocky escrever novas canções.  
 
Entre as principais músicas estão "I Can't Forget about You" e "Pass me By" - hits animados e que falam de amor do jeitinho que o público teen mais gosta. Além do melancólico “One Last Dance”.

“Eles te inspiram a levantar quando você cai. As músicas te dão ânimo na sua história de amor. É como eles fizessem a música pra você, entende? Daí logo você se apaixona e é como eles soubessem o que está sentindo”, disse Pedro Felipe ao avaliar o conteúdo das canções de R5. O garoto está apaixonado por uma menina de seu colégio.

Shows no Brasil

R5 - Cindy Ord - Cindy Ord
A banda teen americana R5 é formada por Riker, Ross, Rocky, Rydel Lynch e Ellington "Ratliff"
Imagem: Cindy Ord
No ano passado, o R5 despontou no Top 200 da Billboard, estreando na 24ª posição e alcançando o 2º lugar na parada Pop do iTunes com o álbum “Louder”, produzido por Emanuel "Eman" Kiriakou e Andrew Goldstein da Mod Squad Music Inc., e coescrito pelo grupo.

Ross promete que boa parte do último álbum estará nos shows no Brasil. No entanto, não revela quais serão as canções. "Tocamos diferentes músicas em cada show. Vamos levar muita animação contagiante. Mas tudo depende de como vamos estar naquele dia para sabermos qual será o line up", explicou o garoto, que assume não conhecera música brasileira.

"Não conheço muito neste momento, mas estou aprendendo sobre. Leio muito sobre a cultura e música brasileira. Vou resolver esse 'problema' indo para o país conhecê-los", brincou Ross. O garoto contou que está empolgado em conhecer as fãs brasileiras. "Alguns amigos meus foram para o Rio de Janeiro recentemente e disseram que as garotas são muito bonitas", finalizou.