U2 diz que tinha medo que músicas de novo CD não fossem ouvidas
A banda U2 respondeu nesta terça-feira (14) a perguntas de internautas no Facebook. Por meio de um vídeo, Bono Vox, Adam Clayton, The Edge e Larry Mullen Jr. falaram sobre o download gratuito do álbum "Songs of Innocence", que se iniciou em 9 de setembro - quando a Apple disponibilizou o disco para todos os donos de aparelhos da marca, como iPhones, iPads e iPods.
Na pergunta, o fã pede que a banda nunca mais coloque para download automático um trabalho deles. Claramente sem graça, Bono respondeu: "Foi uma linda ideia. A gente se empolgou, foi uma megalomania, traçando uma auto-promoção. Tínhamos um medo profundo que essas canções, que fizeram parte das nossas vidas no último ano, não fossem ouvidas. Há muita mentira por aí. Muita coisa sendo dita sobre nós para superarmos".
Lançado sem qualquer anúncio prévio, junto com o iPhone 6, "Songs of Innocence" foi disponibilizado em cópias digitais gratuitas no iTunes para mais de 500 milhões de usuários. A Apple informou que, uma semana após o lançamento, o disco já foi ouvido por 33 milhões de usuários. O número é impressionante, mas está aquém do megalomaníaco objetivo inicial.
Muitos usuários da Apple reclamaram do álbum ser baixado automaticamente no iTunes e sincronizado nos dispositivos da empresa, como o iPod, o iPhone e o iPad. A Apple se viu então forçada em divulgar uma ferramenta rápida para ensinar os usuários a se livrarem do álbum do U2.
"Alguns clientes pediram pela possibilidade de apagar 'Songs of Innocence' de sua biblioteca, por isso montamos o itunes.com/soi-remove para que isso possa ser feito facilmente. Qualquer cliente que precisar de ajuda adicional deve entrar em contato com a AppleCare", disse o porta-voz da Apple, Adam Howorth, à rede britânica BBC. No link, ao clicar no botão "remove album", todo o disco é excluído do iTunes.
Veja a resposta da banda às perguntas dos fãs:
7 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Errata: o álbum foi ouvido por 81 milhões de usuários no iTunes.
O problema srs. Bono e cia é que as músicas do novo cd do U2 de fato foram ignoradas e ninguém está falando delas ou ouvindo-as a não serem os fanáticos. Tudo o que se fala é da estratégia de lançamento de Songs of Innocence e nada das músicas que ele contém! É triste, mas nesse caso a "música" é o que menos importa...