Topo

Novo clipe de Nicki Minaj usa imagens nazistas e irrita comunidade judaica

9.nov.2014 - Cena do videoclipe "Only", da cantora Nicki Minaj, criticado por fazer alusão a símbolos nazistas - Reprodução/Youtube
9.nov.2014 - Cena do videoclipe "Only", da cantora Nicki Minaj, criticado por fazer alusão a símbolos nazistas Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

10/11/2014 18h22

O novo clipe da cantora Nicki Minaj da música "Only" causou polêmica entre a comunidade judaica por abusar de símbolos que fazem alusão ao nazismo.

Veja o clipe aqui.
 
Segundo informa o site da revista "Billboard", a Liga Anti-Difamação (ADL, na sigla em inglês), criada em 1913 "para impedir a difamação do povo judeu" considerou o vídeo perturbador e divulgou um comunicado nesta segunda-feira (10) sobre o "imaginário nazista adulterado" que aparece no clipe da cantora.

"O novo vídeo de Nicki Minaj evoca de maneira perturbadora a propaganda do Terceiro Reich e constitui uma forma baixa de exploração pela cultura pop do simbolismo nazista. A ironia é que este vídeo estreou no 76º aniversário da 'noite dos cristais', um dos primeiros eventos que culminou no Holocausto", disse o diretor nacional da ADL e sobrevivente do Holocausto Abraham H. Foxman.

A noite dos cristais aconteceu em 9 de novembro de 1938 e se caracterizou por uma série de agressões ao povo judaico na Alemanha e na Polônia. Por ordem de Hitler, sinagogas, lojas, habitações foram destruídas e agressões contra as pessoas identificadas como judias se iniciaram.

O comunicado de Foxman disse ainda ser "preocupante que ninguém entre o grupo de produtores, publicitários e gestores de Minaj levantou uma bandeira vermelha sobre o uso de tais imagens antes de lançar o vídeo para divulgação pública".

9.nov.2014 - Cena do videoclipe "Only", da cantora Nicki Minaj, criticado por fazer alusão a símbolos nazistas - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
9.nov.2014 - Cena do videoclipe "Only", da cantora Nicki Minaj, criticado por fazer alusão a símbolos nazistas
Imagem: Reprodução/Youtube
"Este vídeo é insensível aos sobreviventes do Holocausto e uma banalização da história daquela época. O abuso do imaginário nazista é profundamente perturbador e ofensivo para os judeus e todos aqueles que podem lembrar os sacrifícios Americanos e que muitos outros povos tiveram de fazer como resultado rolo compressor nazista de Hitler."

No vídeo palavrões, abaixo, Minaj tem um ditador militar em meio a um exército de soldados vestindo braçadeiras vermelhas com uma versão estilizada do emblema Young Money sobre eles. Chris Brown, Lil Wayne e Drake também são apresentados como planos lançar bombas a partir do ar.