Topo

Música


Sem surpresas, Paul McCartney emociona no primeiro show no Espírito Santo

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em Cariacica (ES)

2014-11-10T21:42:08

2014-11-24T15:41:13

10/11/2014 21h42Atualizada em 24/11/2014 15h41

Lenda viva da música pop, Paul McCartney tem se especializado em quebrar os jejuns dos fãs brasileiros. Depois de passar pela primeira vez por Porto Alegre, Recife, Florianópolis, Belo Horizonte, Goiânia e Fortaleza nos últimos quatro anos, o eterno beatle subiu às 21h05 no palco do estádio Kléber Andrade, em Cariacica, região metropolitana de Vitória.

O débito com o Espírito Santo começou a ser quitado com "Eight Days a Week" — faixa de 1964 resgatada em sua “Out There Tour”. Trinta e oito mil vozes pareciam fazer o tempo parar na cidade e era apenas o início de mais uma noite histórica.

“É ‘mara’ estar de volta ao Brasil”, disse Paul, para o delírio dos capixabas. “Finalmente!”

Sem surpresas, o desfile de clássicos seguiu à risca o roteiro da turnê. Uma grande celebração à memória dos Beatles, que também abre espaço para músicas dos Wings —grupo que Paul mantinha nos anos 1970 com a esposa Linda— e da carreira solo de Paul.

Na maratona de 2 horas 45 minutos, com direito a dois bis, hinos ganharam novos contornos ao vivo. “Let It Be", "Hey Jude" (com o público erguendo as já tradicionais folhas de papel com a sílaba “na”), "Get Back", "Yesterday", “Back in the U.S.S.R.” e "Eleanor Rigby" emocionaram a plateia —nem tão eufórica quanto a paulista ou mineira, mas igualmente participativa—, que também se rendeu aos fogos de artifício de “Live and Let Die”.

As novidades da vez ficaram por conta das faixas do novo álbum, “New”, lançado em outubro do ano passado: a faixa-título, "Queenie Eye" e "Save Us" . Tocadas pela primeira vez no país, as músicas foram recebidas com entusiasmo discreto, assim como a maior parte do repertório dos Wings, banda que nunca gozou no Brasil da popularidade que tinha nos Estados Unidos nos anos 1970.

Amparado pela banda que o acompanha já há 12 anos, ele fez as homenagens de costume, dando algum toque pessoal a um espetáculo sem muito espaço para espontaneidade: a John Lennon (na acústica “Here Today”), George Harrison (na versão com ukulele de “Something”), à esposa, Nancy Shevell, (“My Valentine”) e à ex Linda McCartney (“Maybe I'm Amazed”).

Aos incríveis 72 anos, Paul McCartney é a síntese do “entertainer” moderno. Além de executar as músicas que alteraram o curso do rock —e do mundo—, ele faz as vezes de artista multiuso. Canta, toca baixo, guitarra, piano e órgão. Brinca com o público. Rebola, faz caretas e intervém sempre em idioma local, uma de suas marcas registradas. O desafio é vencido com uma estratégica cola posicionada no chão, além de aulas prévias de pronúncia em cada cidade do mundo onde se apresenta.

Ainda que não tenha a potência vocal dos velhos tempos, Paul mostra dignidade ao manter as músicas nos tons originais, algo raro mesmo para cantores mais jovens e com certa bagagem.

 Nascido para o palco, Paul McCartney faz sempre o bom mestre de cerimônias: volta para o primeiro bis ostentando uma imensa bandeira brasileira, pouco antes de emendar “Day Tripper”.

Ao fim, o medley com “Golden Slumbers”, “Carry That Weight” e “The End”, que encerra “Abbey Road”, último álbum gravado pelos Beatles. O sonho, felizmente, não acabou.

Em sua segunda passagem pelo país, a turnê de Paul prossegue com shows no Rio de Janeiro (dia 12, na HSBC Arena), Brasília (23, no estádio Nacional) e São Paulo (25 e 26, no Allianz Parque).

Confira o setlist do show de Paul McCartney:

1. Eight Days a Week
2. Save Us
3. All My Loving
4. Listen to What the Man Said
5. Let Me Roll It
6. Paperback Writer
7. My Valentine
8. Nineteen Hundred and Eighty-Five
9. The Long and Winding Road
10. Maybe I'm Amazed
11. I've Just Seen a Face
12. We Can Work It Out
13. Another Day
14. And I Love Her
15. Blackbird
16. Here Today
17. New
18. Queenie Eye
19. Lady Madonna
20. All Together Now
21. Lovely Rita
22. Everybody Out There
23. Eleanor Rigby
24. Being for the Benefit of Mr. Kite!
25. Something
26. Ob-La-Di, Ob-La-Da
27. Band on the Run
28. Back in the U.S.S.R.
29. Let It Be
30. Live and Let Die
31. Hey Jude

Primeiro bis:

32. Day Tripper
33. Get Back
34. I Saw Her Standing There

Segundo bis:

35. Yesterday
36. Helter Skelter
37. Golden Slumbers
38. Carry That Weight
39. The End