Topo

U2 "copia" Beyoncé novamente e lança álbum visual, diz revista Billboard

Líder e vocalista da banda U2, Bono Vox cantou Every breaking wave, que faz parte do novo álbum do grupo, Songs of Innocence - EFE
Líder e vocalista da banda U2, Bono Vox cantou Every breaking wave, que faz parte do novo álbum do grupo, Songs of Innocence Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo

18/11/2014 22h56

A revista Billboard, especializada em música, viu como um novo plágio estratégico a Beyoncé o lançamento do álbum visual de “Songs of Innocence” do U2.

O primeiro plágio, na opinião do periódico, foi o lançamento inesperado do álbum, assim como a cantora fez no fim de 2013 ao lançar "Beyoncé" sem qualquer aviso prévio.

No entanto, de acordo com a revista, Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr não aparecerão nos clipes.  

Ao invés disso, a versão visual de “Songs of Innocence” é inspirada por grafites políticos feitos em murais do norte da Irlanda.

Entitulado como “Films of Innocence”, os 11 clipes são dos artistas Oliver Jeffers, Robin Rhode, D*Face, Mode 2, Chloe Early, Ganzeer, Vhils, Maser, ROA, DALeast e Todd James.

Desculpas

O líder do grupo irlandês U2, Bono, pediu desculpas pela forma como foi divulgado seu mais recente álbum, "Songs of Innocence", colocado à disposição dos fãs gratuitamente no iTunes.

O cantor reconheceu que, ao tomar a decisão de permitir o download de seu trabalho de forma automática --em parceria com a Apple-- nas listas de reprodução dos clientes do iTunes, cometeu "uma gota de megalomania e um pingo de autopromoção".

O pedido de desculpas de Bono, destaque desta quarta na revista britânica especializada em música "NME", chegou durante uma sessão de perguntas e respostas no Facebook. Ali, Bono respondeu à questão colocada por um fã, que lhe pediu que "nunca" voltasse a publicar um álbum no iTunes que automaticamente fosse parar nas listas de reprodução de seus usuários por ser algo "muito mal-educado".

"Sinto muito. Tive esta bonita ideia e nos deixamos levar. Nós artistas somos propensos a esse tipo de coisa", explicou o músico.