Música mais tocada no Brasil, "Parabéns a Você" é cantada errado

No barzinho, o cantor interrompe o show para puxar um animado "Parabéns a Você", a pedido do grupo de fregueses que foi beber cerveja para celebrar o aniversário de um amigo. Cada vez que isso é registrado pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), a herdeira de Bertha Celeste Homem de Mello, morta em 1999, aos 97 anos, recebe os direitos autorais. Em 2014, não foi diferente. A tradicional canção foi a obra mais executada em estabelecimentos com música ao vivo, de acordo com dados do órgão.
No entanto, Bertha nunca ficou feliz com a forma que os brasileiros cantam os versos da música. “Minha avó ficava brava quando cantavam a música errado. É ‘parabéns a você’ e não ‘pra você’ e ‘muita felicidade’ e não ‘muitas felicidades’”, explica Eliana. “Minha avó dizia que a felicidade é uma só. Não há plural. Mas a música ganhou vida própria”, diz a neta da autora, Eliana Homem de Mello Prado, 54.
O valor arrecadado com a música de aniversário, no entanto, não é alto. Embora não revele quanto ganha, Eliana diz que o dinheiro é todo usado para custear o tratamento de saúde de sua mãe, Lorice, 84 anos, filha de Bertha. Eliana é dona de uma loja de perfumaria e cosméticos em Jacareí, no Vale do Paraíba (SP). "É impossível ir a qualquer aniversário e não me lembrar da minha avó. É sempre emocionante", diz por telefone ao UOL.
A versão original da música, “Happy Birthday to You”, foi composta em 1875 nos Estados Unidos pelas irmãs Mildred e Patrícia Hill, de Louisville, no Estado do Kentucky. Em 1942, um apresentador da Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, promoveu um concurso para escolher a melhor letra em português para a canção. Bertha, que morava em Pindamonhangaba (a 145 km da capital paulista) e usou o pseudônimo Léa Magalhães, ganhou entre 5 mil inscritos. Lorice recebe 16,66% de tudo que é arrecadado. O restante é dividido entre a editora da música, Warner Chappel, e as herdeiras das autoras americanas.
Cantar o “Parabéns a Você” na televisão não é um bom negócio para artistas, apresentadores ou executivos das emissoras, já que o valor a ser pago ao Ecad depende do tamanho da audiência. Portanto, para arrecadar esse valor, é comum entre artistas cantar a sua própria versão da música de aniversário. E são inúmeros os casos. Xuxa ("Parabéns da Xuxa"), Angélica ("Parabéns da Angélica"), Beatles ("Birthday"), Stevie Wonder ("Happy Birthday"), Elvis ("Happy Birthday Song"), Madonna ("B-Day Song"), Katy Perry ("Birthday"), apenas para citar alguns artistas de diversas áreas e estilos diferentes.
É claro que, para Eliana, a versão favorita é a composta por sua avó. Fora essa, a outra versão de que mais gosta é uma católica, entoada todo domingo na missa das crianças na paróquia de Jacareí. “Parabéns a você, é a minha alma que diz. Deus te ampare e proteja e te faça feliz. Que Jesus lá do céu não esqueça de ti. E que no próximo ano estejamos aqui”, dizem os versos, que, segundo a neta da compositora, foram criados por um padre da cidade há muitos anos.
“Minha avó sempre se emocionava quando ouvia 'Parabéns a Você’. Ela ficou especialmente sentida quando ouviu a versão dela sendo cantada para o papa João Paulo 2º”, lembra.
Lea Magalhães/Mildred Junius Welch Hill/Patty Smith Hill Allê Barbosa Gerson Gabriel/Rafael/Bruno Varajão Fabio O'Brian/Pablo/Magno Santana/Filipe Escandurras Samuel Deolli/Filipe Labret Magno Santana/Filipe Escandurras Henrique Tavares/Juliano Big Big/Samy Coelho Djavan Zé Ramalho Djavan Antonio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes Bruno Caliman Zeca Baleiro Lulu Santos Raimundinho do Acordeon/Targino Gondim/Manuca Almeida Adson/Diego Monteiro/Roberto Sampaio Djavan Ed Valle Jonas Alves/Cleber Show/Rogério Lopes/Gusttavo Lima As músicas mais tocadas ao vivo
Parabéns a Você
Jeito Carinhoso
Maus Bocados
Fui Fiel
Logo Eu
Lepo Lepo
Não Tô Valendo Nada
Vai no Cavalim
Se
Chão de Giz
Eu Te Devoro
Garota de Ipanema
Domingo de Manhã
Telegrama
Apenas Mais Uma de Amor
Esperando na Janela
Foi Daquele Jeito
Flor de Lis
Gostava Tanto de Você
Só Tem Eu