Topo

Nome parecido fez cantores Xanddy e Xande receberem direito autoral trocado

Xanddy do Harmonia e Xande de Pilares ficaram amigos depois da confusão - Divulgação
Xanddy do Harmonia e Xande de Pilares ficaram amigos depois da confusão Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

29/01/2015 19h34

Um é baiano e canta axé. O outro é carioca e canta samba e pagode. O nome artístico deles é praticamente igual, embora tenha grafias diferentes. O primeiro é o Xanddy do Harmonia, vocalista do grupo Harmonia do Samba, e o segundo é o Xande de Pilares, ex-vocalista do Grupo Revelação. A semelhança entre os nomes fez com que os dois recebessem repasses de valores do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) trocados.

Cada vez que uma música é executada em ambientes públicos, os direitos autorais têm de ser pagos ao Ecad, que repassa parte da quantia ao compositor. No caso de Xanddy e Xande, houve confusão. "Às vezes acontece. Ele é compositor assim como eu", conta o do Harmonia por telefone ao UOL. "Só percebi o erro quando chegou o extrato. Eu procurei o Xande para resolver, e ele me respondeu rindo que também tinha recebido direitos autorais meus. Ele nem quis saber quais músicas eram. Disse que estava tudo 'em casa'."

Xande e Xanddy

  • Só percebi o erro quando chegou o extrato. Eu procurei o Xande para resolver, e ele me respondeu rindo que também tinha recebido direitos autorais meus. Ele nem quis saber quais músicas eram

    Xanddy do Harmonia
    x

    Eu disse para o Xanddy que usar duas letras 'D' e um 'Y' parece nome de remédio.Quando vi que o valor também chegou trocado para mim, era tarde demais. Eu já tinha gastado tudo

    Xande de Pilares

De fato, Xande não se importou com a troca e ainda brincou. "Eu disse para o Xanddy que usar duas letras 'D' e um 'Y' parece nome de remédio", conta o de Pilares. "Quando vi que o valor também chegou trocado para mim, era tarde demais. Eu já tinha gastado tudo", lembra o pagodeiro.

Para resolver o problema, ocorrido há alguns anos, os dois assinaram um documento explicando a duplicidade, e tudo ficou resolvido. Porém, em comum acordo, nenhum dos dois quis receber de volta o pagamento trocado. "Acho que eu ganhei mais do que ele", brinca Xanddy. "As músicas dele são mais famosas que as minhas."

Os dois não se recordam o quanto que cada um recebeu dos valores trocados. Xande lembra apenas que os direitos da canção "Esqueci de Esquecer" foram pagos ao Xanddy. "Acho que foi porque eu assinei a autoria dessa música sozinho, sem nenhum coautor", diz Xande.

A troca, no entanto, aumentou a amizade entre os dois músicos. "O Xande me mandou seu disco novo. Gostei muito da música 'Perseverança'. Ela é linda! A letra fala das dificuldades que o Xande enfrentou na vida. Me identifiquei. Somos bem parecidos neste ponto", finaliza Xanddy.

Procurado, o Ecad não se pronunciou até a publicação desta reportagem