Topo

Em nova turnê, Joss Stone quer visitar mais países do que existem na ONU

Em nova turnê, Joss Stone quer visitar todos os países do mundo - Divulgação
Em nova turnê, Joss Stone quer visitar todos os países do mundo Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

03/03/2015 07h00

A nova turnê mundial de Joss Stone, “Total World Tour”, não recebeu esse nome por acaso. A cantora britânica pretende nos próximos três anos visitar 204 países. O número, aliás, é maior do que a quantidade de estados-membros da ONU, que é de 193.

Em entrevista por telefone ao UOL, Joss Stone confirmou o desejo. “Sim. Minha vontade é visitar todos os países do mundo. Só não irei em algum país se houver uma forte razão para não ir, tipo uma guerra”, afirmou. E um dos lugares que a artista vai visitar é o Brasil, onde fará três shows. Na próxima quarta-feira (11), ela se apresentará em São Paulo (Citibank Hall), depois vai para Brasília (13/3 no Net Live Brasília) e encera o giro nacional em Recife (15/3 no Chevrolet Hall).

“Seria incrível se eu pudesse conhecer todos os países do mundo. Nesta turnê, eu quero fazer shows em qualquer palco, para qualquer público, basicamente em todos os países que eu puder ir. Pode ser um luau em uma pequena praia ou um show em um estádio para grandes plateias”, afirmou.

A missão quase impossível da cantora de 27 anos tem duas razões. A primeira é a vontade que ela tem de conhecer a maior quantidade possível de ritmos musicais e culturas diferentes. A segunda é ser a primeira pessoa a fazer uma turnê “realmente” mundial. “Quando eu era criança e ouvia a expressão ‘world tour’, eu achava que era viajar o mundo todo. Quando descobri que era meia dúzia de lugares, eu fiquei decepcionada”, disse. “Então eu pensei que não há razão para não visitar todo o mundo”.

Conhecida por cantar com os pés descalços, Joss Stone quer provar também que a música é uma linguagem universal, capaz de conversar com diferentes culturas. “Não há separação de línguas, credos e idades para a música. Basta ver uma roda de violão, que todo mundo se junta para cantar. A música é uma coisa só”, garante. “Mas para provar isso, eu vou ter que viajar o mundo”.

Influência indiana

Os dois países que Joss Stone está com mais vontade de visitar já foram possessões do Reino Unido, que é a terra natal da cantora. “Nunca visitei Myanmar e a Índia. Tenho certeza que vou aprender muito com eles”, disse a cantora. Outro foco dela é a África. “A percussão africana é sensacional”.

A influência indiana na música de Joss começou a ficar mais forte em meados de 2011, quando ela formou com o compositor indiano A.R. Rahman o grupo SuperHeavy, que contava ainda com Mick Jagger, Dave Stewart e Damian Marley. “Rahman me apresentou muita coisa boa da Índia”, disse a cantora, que elogiou também o trabalho de Mick Jagger. “Ele é uma pessoa realmente interessante. É muito educado e inteligente. Escrever músicas com ele foi uma experiência incrível”, disse.

Do Brasil, Joss Stone elogiou as pessoas e a natureza. “Os brasileiros são muito diferentes dos ingleses. Eu amo a atitude de vocês, a alegria, o amor”, destacou. “Você pode estar no lugar mais bonito do mundo, mas se o povo não for incrível, como os brasileiros são, você não quer voltar mais lá. É por isso que amo o Brasil”. A artista já visitou o Brasil diversas vezes, inclusive no Rock in Rio de 2011, quando se apresentou no palco Sunset.

No show brasileiro, Joss apresentará canções de seu próximo álbum “Water For Your Soul”, que ainda não foi lançado, além de canções do início da carreira, como “You Had Me”, “Super Duper Love” e “Fell in Love With a Girl”. “Quero cantar também ‘Miracle Worker’, que gravei com o SuperHeavy”, afirmou a cantora. "Será um show com canções que todos vão gostar de ouvir".

Assista ao clipe de "Super Duper Love"