Topo

Brian Wilson defende Pharrell e diz que até ele já foi acusado de plágio

O músico Brian Wilson, da banda Beach Boys, durante a festa do Grammy - Mario Anzuoni/Reuters
O músico Brian Wilson, da banda Beach Boys, durante a festa do Grammy Imagem: Mario Anzuoni/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/03/2015 20h44

Em entrevista publicada no site do jornal "The Los Angeles Times, o cantor Brian Wilson, 72 anos, do Beach Boys, comentou sobre um processo de plágio que sofreu de Chuck Berry. A declaração do cantor foi motivada após Robin Thicke e Pharrell Williams terem sido condenados por plagiar uma canção de Marvin Gaye

"Eu nunca me repeti", disse Wilson sobre as centenas de canções que compôs ao longo da carreira. "Você só tem qeu sempre ter novas melodias, letras, acordes e arranjos", resumiu. 
 
De acordo com a entrevista, Wilson lembrou quando foi processado por Chuck Berry após lançar "Surfin' USA". "Eu a escrevi inspirada em 'Sweet Little Sixteen', como uma maneira de homenagear meu grande herói do rock, Chuck Berry", disse. 
 
Wilson lembrou que na época ficou surpreso mas não magoado. Alguns anos depois, Berry processou também John Lennon, alegando que "Come Together" plagiou a faixa "You Can't Catch Me". 
 
Wilson não guardou rancor de Berry e regularmente inclui canções do seu ídolo em seus shows ao vivo. Em um deles, aliás, chegou a misturar a letra de "Sweet Little Sixten" com "Surfin USA".