Música

100% nacional, área do Rock in Rio terá shows diários de Carlinhos de Jesus

Anderson Borde e Felipe Assumpção / AgNews
17.jun.2013 - Carlinhos de Jesus faz a dança de Coisinha de Jesus, personagem do "Casseta & Planeta", que o parodiava Imagem: Anderson Borde e Felipe Assumpção / AgNews

Anderson Baltar

Do UOL, no Rio

07/04/2015 19h06

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (07), foi divulgada a programação da Rock Street da edição 2015 do Rock In Rio, que acontecerá entre 18 e 27 de setembro. Em homenagem aos 30 anos do festival, o espaço, que congrega lojas, bares e restaurantes e é voltado para as manifestações musicais de rua, terá uma gama de artistas que irão da bossa nova ao heavy metal, trazendo revelações e nomes consagrados da música brasileira como João Donato, Marcos Valle e George Israel.

“A Rock Street é um espaço de encontro e de passeio e, acima de tudo, de interação com o artista, com um palco mais íntimo. E, nesta edição, vamos trazer uma homenagem ao Brasil, com uma ênfase muito grande na nossa música, gastronomia e arte de rua, trazendo, além do samba, o bumba meu boi, a capoeira, os bonecos de Olinda. E, com essa programação musical, com certeza, esse espaço será um dos pontos altos do Rock In Rio”, afirmou Roberta Medina, vice-presidente do Rock In Rio.

A cenografia trará traços de identidade nacional. O palco será inspirado nos Arcos da Lapa, tradicional ponto turístico carioca e com sua tradicional dose de malandragem. Todas as noites de apresentações serão abertas pela Companhia de Dança de Carlinhos de Jesus, que também se fará presente perambulando pelo espaço e interagindo com o público durante os shows.

“Esse é um reencontro delicioso com o Rock In Rio. Em 1985, estive presente como dançarino do show de Elba Ramalho e foi minha primeira experiência em um grande palco. Agora, estaremos presentes mostrando a interação da cultura popular com um festival de rock. Apresentaremos uma coreografia inspirada na ‘Ópera do Malandro’, de Chico Buarque e estamos preparando um grande flash mob com os grupos de bumba meu boi e com os bonecos de Olinda”, revelou Carlinhos de Jesus.

Outro remanescente da primeira edição do festival é o saxofonista George Israel, que se apresenta no dia 26. Presente em 1985 com o Kid Abelha, desta vez apresentará um show baseado em seu trabalho solo. “O Rock In Rio é fundamental para a minha carreira. Me lembro que, em 1985, foi o batismo de fogo do Kid Abelha e a chance de termos acesso a grandes ídolos e a uma nova estrutura de shows. Estar de volta é um prazer enorme e o palco da Rock Street é perfeito para apresentar meu trabalho, que é mais intimista”, afirmou Israel, que, por sinal, tem uma divertida recordação da primeira edição do festival: “Por descuido, perdi o ônibus que me levaria para o show do Kid Abelha e acabei pedindo carona para uma galera que estava indo para o festival. Recentemente, encontrei o motorista e rimos muito dessa história”.
 
 
Aos 80 anos, João Donato encerrará os shows do dia 18 e se diz ansioso para fazer o pré-lançamento do seu novo álbum “Donato Elétrico”, que será lançado em setembro. “Estou muito ansioso para poder tocar essas novas músicas, juntamente com a banda Bexiga 70, de São Paulo. Será uma oportunidade de ouro e uma honra”. Outro ícone da bossa nova, o eclético Marcos Valle promete fazer um show animado no dia 27. “Vou trazer para a Rock Street toda a mistura de influências, que marcaram a minha carreira. E, obviamente, incluirei todas as músicas que costumo executar nos festivais como ‘Samba de Verão’, ‘Batucada surgiu’ e ‘Mentira’”. 
A programação da Rock Street também abre espaço para bandas importantes do cenário roqueiro nacional, como o Autoramas.
 
Na estrada desde 1997, a banda liderada por Gabriel Thomaz estará presente no dia 26 com sua nova formação, que inclui Erika Martins (ex-Penélope), Fred Castro (ex-Raimundos) e Melvin Ribeiro (ex-Carbona) e promete fazer um show incendiário. “Não tem essa de palco intimista com a gente. Vamos botar todo mundo para dançar”, afirmou Gabriel. Erika se mostra empolgada com a chance de tocar mais uma vez no Festival (o Penélope tocou na Tenda Brasil em 2001): “O clima é o mesmo. É bom demais estar presente em um evento dessa importância e mostrar a nova fase da nossa banda”.
 
A Rock Street também trará revelações da música nacional. A cantora Maria Luiza é uma das atrações do dia 27 e não disfarça o frio na barriga. “É uma grande responsabilidade e estou bem nervosa, não vou negar. Mas também estou muito ansiosa em fazer um show baseado no meu CD (“Pequena”) e homenageando nomes da música nacional que me inspiraram, como Cássia Eller”. 
 
Programação da Rock Street
 
18/09
Joyce Cândido
Rabo de Lagartixa
João Donato
 
19/09
KroW
República
Motorocker
 
20/09
João Sabiá
Rodrigo Shá
Gabriel Moura
  
24/09
Age of Artemis
About2Crash
Eminence
 
25/09
Wilson Sideral + Luana Camarah
Baia
Bula
 
26/09
George Israel
Rodrigo Santos
Autoramas
 
27/09
Maria Luiza
Marcos Valle
BossaCucaNova
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Matias
Blog do Barcinski
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
TV e Famosos
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
AFP
Adriana de Barros
Adriana de Barros
do UOL
Blog do Matias
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
Blog do Matias
Reuters
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
do UOL
Topo