Funknejo, popnejo e arrochanejo: artistas comentam a nova música sertaneja

Já faz algum tempo que o sertanejo deixou de ser um estilo regional para se tornar uma grande mistura que une vários ritmos, como o funk, o arrocha, o pop e o rock, entre outros. Podemos, inclusive, dizer que parte de todo o sucesso que o sertanejo tem hoje no Brasil se deve à sua versatilidade. Com suas sanfonas e violas, o gênero musical sofreu uma espécie de "mutação" ao se unir com os outros estilos, a ponto de confundirmos todo hit tocado hoje em rádios e sites com música sertaneja.

A cantora Erikka Rodrigues na gravação do clipe "Cara de Rica"
Imagem: DivulgaçãoMas existem outros exemplos. Um deles é a cantora Erikka Rodrigues, que lançou recentemente o "popnejo" "Cara de Rica", cujo vídeo já teve quase 7 milhões de visualizações no Vevo. Há ainda as dupla Lu & Robertinho, que fez "mashups" do sertanejo com músicas pop internacionais como as da cantora Lorde, e Bruninho & Davi, que mistura o ritmo com música eletrônica. Já Cristiano Araújo juntou o arrocha com o sertanejo, criando o "arrochanejo".
Opinião dos sertanejos
A reportagem do UOL foi atrás de outras duplas sertanejas para ouvir o que elas acham dessas misturas. Rodolfo, da dupla Maria Cecília & Rodolfo, por exemplo, não acha que isso faça o sertanejo perder a sua identidade. "Mas o sertanejo mudou. Assim como o rock e o samba. Temos que entender que o ritmo é o que essa galera canta hoje", disse. Já para Maria Cecília, o sertanejo é um ritmo popular. "Antigamente era mais de raiz. Mas mudou. Agora dá para misturar com axé e funk. Temos que parar de rotular as coisas. Temos que criar a 'música popular brasileira'."
Lucas Lucco, por sua vez, acha que o estilo se renovou: "É uma característica do sertanejo poder encaixar diferentes estilos. O que é diferente chama a atenção e, se for bom, o pessoal vai ouvir mesmo". Já a cantora Thaeme não acha que o sertanejo perdeu a identidade e, sim, ampliou o seu alcance. "Quem ganha é o público", acredita. Por outro lado, o sertanejo Giovani disse que vê o sertanejo atual como uma oportunidade para os músicos que querem ingressar no mercado, independente do gênero musical. "É uma oportunidade de eles se destacarem."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.