Topo

Maçons do som pesado, Manowar traz o "metal de verdade" para o Monsters

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

26/04/2015 20h43

Conhecido tanto pelos fãs ardorosos quanto pelas chacotas que costuma sofrer, o Manowar fez, na noite deste domingo (26), um show para versados no Monsters of Rock.

São poucos os que conhecem a fundo e compartilham da ideologia e códigos do grupo, simbolizada pelos braços erguidos com a mão esquerda cerrada no pulso direito. Gesto repetido pelos integrantes e plateia durante toda a apresentação.

Liderada pelo vocalista Eric Adams, a banda é inventora do chamado "true metal": temas épicos, melodias operísticas e integrantes que mais parecem ter saído do desenho animado do He-Man --embora "sejam" apenas guerreiros missionários do metal. Espécie de versão musicada do filme "300".

A receita sonora inclui andamentos acelerados, berros e uma profusão de solos, emoldurados por desenhos de guerreiros musculosos e sem camisa no telão, que estampam as capas dos álbuns do Manowar.

Durante o show, as figuras épicas só saíram de cena na hora de homenagear ídolos e amigos da banda, incluindo o compositor Richard Wagner, o cineasta Orson Welles e o vocalista Ronnie James Dio. 

Em seguida, falando em bom português, o baixista Joey DeMaio desejou melhoras a Lemmy Kilmster e deu continuidade ao tom maçônico: "O Brasil e os fãs brasileiros têm um lugar especial no coração do Manowar", bradou. A apresentação também contou com a participação do guitarrista brasileiro Robertinho do Recife.

"Para que não gosta do Brasil, a gente diz 'vai se foder'. Para quem não gosta dos fãs do Manowar, a gente diz o quê?", provocou, com esperteza.

O segundo e último dia de Monsters of Rock segue neste domingo, com shows de Judas Priest e Kiss.

No fim do show, o baixista ainda protagonizou um curiosos ritual de "sacrifício", arrancando as cordas do instrumento e as oferecendo às damas das primeiras fileiras da plateia. Em seguida, um texto exibido no telão comprovava o que todos os fãs já sabiam: a banda fez história no Brasil. Final edificante para a jornada pelo mundo 'true" do Manowar.

Veja os horários dos shows de domingo (26):
 
12h15 - Doctor Pheabes
13h05 –  Steel Panther
14h20 –  Yngwie Malmsteen
15h50 –  Unisonic
17h20 - Accept
18h50 –  Manowar
20h40 –  Judas Priest
22h30 –  KISS