Topo

Em novo CD e DVD, Daniel Boaventura mistura Roberto Carlos e Maroon 5

Daniel Boaventura apresenta "Your Song" no Vivo Rio - Marcos Hermes
Daniel Boaventura apresenta "Your Song" no Vivo Rio Imagem: Marcos Hermes

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

19/05/2015 18h22

O show começa com o clássico "The Lady is a Tramp", famosa na voz de Frank Sinatra. Lá pela metade da apresentação, o público canta junto “Como Vai Você”, de Roberto Carlos, e termina o show dançando "Moves Like Jagger", do Maroon 5. À primeira vista, as músicas, apesar de populares, não têm qualquer relação entre si. São de décadas e estilos diferentes, mas são a cara de seu novo intérprete, Daniel Boaventura, que lança o novo CD e DVD "Your Song", que reúne novos arranjos destes e de outros clássicos. Para o lançamento, o cantor fará shows nesta quarta (20), em São Paulo, e na sexta (22), no Rio de Janeiro.

"À primeira vista, (as músicas) não têm muito a ver, mas não faço covers, eu interpreto, faço minha releitura. Os arranjos são totalmente originais. Essa é uma das funções do crooner, fazer com que a música seja dele, para que ele cante de maneira confortável", contou o ator e cantor Daniel, por telefone, ao UOL

A partir disso, ele explica, é definida a "linha mestra" do show, que tem seu momento romântico e termina para cima. Além de Maroon 5, o cantor colocou no repertório Donna Summer, Gloria Gaynor e Earth, Wind & Fire. “Termina de um jeito mais pulsante. Eu gosto e sinto que tem que ter esses momentos. Adoro ver o publico participar.”

Daniel Boaventura

  • À primeira vista, as músicas não têm muito a ver, mas não faço covers, eu interpreto, faço minha releitura. Os arranjos são totalmente originais

    Daniel Boaventura, Sobre a mistura de artistas como Maroon 5 e Roberto Carlos em seu novo CD e DVD

Esse é o segundo CD e DVD ao vivo do artista baiano, que começou a se interessar pela música quando morou com a família nos Estados Unidos, dos 8 aos 11 anos de idade. Diferentemente do primeiro trabalho ao vivo, “Songs 4U”, em que teve que definir um repertório a partir de 700 músicas, a escolha das faixas do segundo trabalho ao vivo foi mais natural. “’Songs 4U’ foi uma labuta, porque eu estava me definindo como cantor. Para esse, eu já tinha uma linha de repertório e de carreira, que facilitou afunilar o que eu precisava fazer.”

Roberto Carlos na estreia em português

Associado a standards da música americana, Daniel Boaventura teve como desafio no novo trabalho escolher canções brasileiras. “Precisava encontrar algo que tivesse o DNA que eu tenho com a música americana." O escolhido foi o "Frank Sinatra brasileiro", que também canta clássicos ao lado de uma big band. "O que o Roberto Carlos tem de banda se assemelha muito ao tipo de estrutura que estou acostumado a ver nos Estados Unidos.”

Mesmo com um repertório mais clássico, o cantor disse que tem conseguido levar às apresentações todo tipo de espectador: homens e mulheres, dos 8 aos 80 anos. “Eu percebo que os homens também cantam junto, e isso tem a ver com o repertório heterogêneo.”

Carreira internacional

Assim como no primeiro trabalho ao vivo, em que cantou ao lado de Paula Fernandes, Daniel novamente contará com participações especiais. Kiara Sasso, que trabalhou com ele no musical “A Bela e a Fera” (2002), a italiana Filippa Giordano e o mexicano Carlos Rivera. A parceria com Rivera foi sugestão da própria produtora, Sony Music, depois Daniel vendeu mais de 10 mil cópias no México. Com isso, o país também foi local escolhido para receber o show de lançamento do novo trabalho.

A maré de Daniel é tão boa que ele não tem planos no momento para voltar aos espetáculos musicais, que fizeram parte da fama do ator, como “Família Adams”, “Chicago” e “Evita”. As novelas também terão que esperar um pouco; a última foi “Guerra dos Sexos”, em 2012. “Tapas e Beijos”, série na qual atua desde 2013, é o único trabalho na TV que ele consegue conciliar com a carreira musical.  “A carreira de cantor deu uma guinada muito especial. Fiz show no México com ingressos esgotados. Se eu já estava focado antes, agora estou muito mais.”