Topo

Imperatriz apresenta enredo sobre o homem do campo a Zezé e Luciano

Anderson Baltar

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/05/2015 08h29

Acostumados a rodar o país e a cantar para verdadeiras multidões, a dupla Zezé di Camargo e Luciano experimentou uma nova sensação na noite desta terça-feira (19). Na quadra da Imperatriz Leopoldinense, os filhos de Francisco foram recebidos por uma legião de sambistas ávidos para conhecer o enredo da escola de samba, oito vezes campeã do Carnaval carioca: “É o amor… que mexe com minha cabeça e me deixa assim… Do sonho de um caipira nascem os filhos do Brasil”

Desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues, o enredo pretende transformar a Sapucaí em um pedaço do interior do Brasil.  “É um privilégio para poucos ter a nossa história contada por uma escola de samba carioca. Isso é algo que nunca imaginava ser possível. Nós somos muito pequenos para recebermos essa homenagem de uma escola do tamanho da Imperatriz”, derreteu-se Zezé.

A quadra da agremiação, localizada no bairro de Ramos, famoso pelo Piscinão e pela proximidade com o Complexo do Alemão, recebeu um grande público. Além dos compositores da escola, que receberam a sinopse do enredo –a partir da qual escreverão os sambas que disputarão, a partir de julho, a glória de ser o escolhido para o desfile--, integrantes de todos os setores da escola e moradores do bairro foram conhecer a dupla.

“Eu adoro samba, mas também sou fã deles há muito tempo. Nunca imaginava que estaria tão próxima deles”, vibrava a doméstica Maria do Socorro dos Santos, de 42 anos. No camarote do presidente da escola, blindados do assédio da imprensa, Zezé (acompanhado da namorada Graciele Lacerda) e Luciano receberam a visita de baianas, passistas e amigos dos diretores. Esbanjando simpatia, não recusaram pedidos de fotos e pareciam encantados com o clima da quadra.

Chamados ao palco para o lançamento do enredo, Zezé e Luciano foram saudados pelo presidente, Luizinho Drumond, pelo diretor de Carnaval Wagner Araújo, e pelo carnavalesco Cahê Rodrigues. Também marcou presença, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, que afirmou ser fã da dupla: “Sou mineiro, lá do interior”, justificou.

Para o desfile, o carnavalesco Cahê Rodrigues montou uma narrativa que foge da simples biografia. O enredo da Imperatriz fará uma saudação ao homem do campo, homenageará a música sertaneja, lembrará dos costumes e da religiosidade de Goiás e, nos setores finais, lembrará a luta dos cantores pelo estrelato e a consagração como grandes nomes da música popular brasileira. Alguns sucessos da dupla estarão nas alegorias e fantasias. “Pesquisamos o enredo, nos emocionamos e vestimos a camisa da família Camargo. Hoje, a comunidade da Imperatriz deu mostras de que fará o mesmo”, disse o carnavalesco.

Empolgado, Zezé disse acreditar que a Imperatriz irá disputar o título. E já vislumbra a apuração: “Com certeza, brigaremos até a última nota, que será 10”. Ele promete voltar ao bairro em breve para conhecer o Piscinão. “Eu não sei nadar, mas quero ir também”, brincou Luciano. Para o delírio do público, a dupla cantou “No Dia em que Saí de Casa” e recebeu no palco o cantor Elymar Santos. Habitué da quadra, Elymar, que é autor do samba com que a Imperatriz desfilou em 2014, interpretou “É o Amor” em parceria com a dupla.