Topo

"Fernando cantou nossa geração, nosso povo e nossos sonhos", diz Dilma

Do UOL, no Rio*

13/06/2015 11h52

Brasília - A presidente Dilma Rousseff divulgou na manhã deste sábado (13) uma nota de pesar pela morte do músico Fernando Brant. "Fernando cantou nossa geração, nosso povo e nossos sonhos", lamentou. Na juventude, passada em Minas Gerais, Dilma foi próxima de integrantes do Clube da Esquina, do qual Brant foi um dos fundadores.

Veja a íntegra da nota:

"É com tristeza que recebi a notícia da morte do jornalista, poeta e músico Fernando Brant. Minas Gerais e o Brasil perdem um dos seus grandes talentos, um dos seus mais extraordinários letristas. O Clube da Esquina está de luto e a nossa música, mais triste.

"Quero deixar meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs da música e da poesia de Fernando Brant, lembrando um dos seus mais conhecidos versos: "Com a roupa encharcada e a alma/ Repleta de chão/ Todo artista tem de ir aonde o povo está". "Fernando cantou a nossa geração, o nosso povo e os nossos sonhos."

Brant morreu em decorrência de problemas no fígado após ter se submetido a um transplante do órgão na terça-feira passada (2). O novo fígado foi rejeitado pelo corpo e ele passou por uma outra cirurgia na sexta-feira (5), mas não resistiu.

Fernando compôs com Milton Nascimento mais de 200 canções, entre elas clássicos como "Travessia", "Maria, Maria", "Planeta Blue", "Promessas do Sol" e a letra da versão em português de "Canção da América".

Nas redes sociais, o senador Aécio Neves lamentou a morte do compositor. "Fernando foi, durante décadas, um grande companheiro. Partilhamos os mesmos sonhos de Minas e de Brasil. Com muita tristeza, faço silêncio nesse momento, manifestando a minha homenagem e enviando, com emoção, o meu abraço à sua família, ao Roberto, ao Paulo e aos amigos do Clube da Esquina".

Fernando Brant deixa duas filhas, Isabel e Ana Luisa e um filho, Diógenes. Ele também deixa dois netos e a mulher Leise.

O corpo do músico está sendo velado no Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte e o enterro está marcado para às 16h30, no Cemitério do Bonfim.

* Com informações da Agência Estado