Topo

Eddie Van Halen diz que palhetas podem ter causado o seu câncer de língua

O guitarrista Eddie Van Halen - Ethan Miller/Getty Images/AFP
O guitarrista Eddie Van Halen Imagem: Ethan Miller/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

19/06/2015 19h12

Eddie Van Halen, guitarrista da banda clássica de hard rock Van Hallen, deu uma entrevista à revista “Billboard” na qual falou sobre o câncer de língua que teve há mais de dez anos.

Livre da doença desde 2002, após uma cirurgia em que um terço de sua língua foi removida, ele declarou que acredita que seu câncer foi causado por palhetas de guitarra. “Eu usava palhetas de metal –elas eram feitas de latão--, que eu sempre segurava com minha boca, no local exato onde peguei o câncer na língua”, disse o guitarrista.

“Além disso, eu basicamente vivi em um estúdio de gravação que era cheio de energia eletromagnética. Então essa é a teoria. Quero dizer, eu estava fumando e usando um monte de drogas e um monte de tudo. Mas ao mesmo tempo, meus pulmões estava totalmente limpos. Essa é só minha própria teoria, mas os médicos dizem que é possível.”

Na entrevista, o guitarrista também falou sobre atual turnê que o Van Halen está fazendo pelos Estados Unidos, a primeira com o vocalista David Lee Roth em três anos. Segundo Eddie Van Halen, sua relação com Roth não é boa, apesar de estarem juntos na estrada. “Ele não quer ser meu amigo”, disse. “Como eu poderia dizer isso? A percepção que Roth tem  dele mesmo é diferente de quem ele realmente é. Não temos mais 20 anos. Agora estamos nos nossos 60. Eu parei de colorir meu cabelo porque sei que eu nunca voltarei a ser jovem de novo.”

O músico ainda disse que só concordou em cair novamente na estrada com o vocalista por causa dos fãs. “Eu acho que está no DNA das pessoas que não será o Van Halen se não tiver a voz do Roth”,  disse. “Há um elemento na música que é para as pessoas. Você faz música para as pessoas. De outra forma, toque dentro de seu armário. E como você alcança a maioria das pessoas? Dando a elas a banda que elas conhecem. Fazer isso de outra forma seria egoísta.”