Topo

Música


Disco clássico do Racionais é presente da prefeitura de São Paulo ao papa

Capa de "Sobrevivendo no Inferno", importante obra do rap nacional, lançado em 1997 - Divulgação
Capa de "Sobrevivendo no Inferno", importante obra do rap nacional, lançado em 1997 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/07/2015 11h16

Um clássico do rap nacional foi o presente oficial escolhido pela prefeitura de São Paulo para o papa Francisco. O prefeito Fernando Haddad esteve no Vaticano nesta semana e levou o álbum "Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC's, em LP e autografado pelos integrantes, como recordação ao pontífice. 

Haddad teve audiência com o papa Francisco na terça-feira (21), mas não conseguiu entregar o presente. O secretário de Relações Internacionais da Prefeitura, Vicente Trevas, segue em seminário em Roma e deve deixar o LP aos cuidados do pontífice ainda nesta quarta, por meio do chanceler do Sacro Colégio.

A ideia do presente foi sugerida por um grupo de jovens da periferia ao coordenador de Políticas para Juventude, Cláudio Aparecido da Silva.

A capa de "Sobrevivendo no Inferno", lançado em 1998, traz uma cruz e trecho do Salmo 23: "Refrigere minha Alma e guia-me pelo caminho da Justiça".

21.jul.2015 - O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, fala durante de uma audiência sobre o desenvolvimento sustentável das cidades no Vaticano. O tema sustentabilidade foi um dos pilares da encíclica (carta circular) do papa Francisco divulgada no mês de junho - Gabriel Bouys/AFP
21.jul.2015 - O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, fala durante de uma audiência sobre o desenvolvimento sustentável das cidades no Vaticano. O tema sustentabilidade foi um dos pilares da encíclica (carta circular) do papa Francisco divulgada no mês de junho
Imagem: Gabriel Bouys/AFP
As citações bíblicas permeiam por toda a obra, repleta de letras sobre desigualdade social, racismo e violência policial, como em "Capítulo 4, Versículo 3" e "Diário de um Detento". Não à toa, o álbum lançou Racionais para o estrelato, chamando atenção às denúncias feitas nas músicas.

Seminário
Em visita à Itália para um seminário sobre o desenvolvimento sustentável das cidades, promovido pelo Vaticano, Haddad e os prefeitos de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB);  Porto Alegre, José Fortunati (licenciado do PDT); Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB); Salvador, ACM Neto (DEM);Curitiba, Gustavo Fruet (PDT); e Goiânia, Paulo Garcia (PT) entregaram uma carta ao papa Francisco.

Os prefeitos brasileiros cobram um acordo internacional para proporcionar recursos e tecnologias dos países mais ricos aos mais pobres.