Topo

Estudo aponta que vocabulário de Kanye West é maior que o de Bob Dylan

O rapper Kanye West se apresenta no festival de Glastonbury, na Inglaterra - HANNAH MCKAY/EFE
O rapper Kanye West se apresenta no festival de Glastonbury, na Inglaterra Imagem: HANNAH MCKAY/EFE

Do UOL, em São Paulo

22/07/2015 23h17

Nos últimos anos, uma série de estudos analisou a música popular sobre os mais variados aspectos. O mais recente deles, feito pela Musixmatch, procurou descobrir qual artista usou o maior número de palavras diferentes em suas composições.

O estudo foi inspirado por um estudo focado exclusivamente nas letras do hip-hop, porém a Musixmatch expandiu os dados para 99 dos artistas mais vendidos de 25 gêneros diferentes. Como os artistas não são semelhantes, o estudo limitou o estudo a 100 músicas mais densas de cada cantor.
 
O resultado mostrou que Eminem tem o vocubulário mais extenso, com 8818 palavras, quase 2000 a mais do que o segundo colocado, Jay-Z (6899). Tupac (que morreu em 1996 aos 25 anos) ficou com a terceira colocação, com 6596 palavras. 
 
O estudo mostrou que no top 6, cinco artistas com mais vocabulário são do hip-hop. O quarto lugar ficou com Kanye West, que usou 5609 palavras. Em quinto lugar ficou Bob Dylan que usou 4883 palavras em suas composições.
 
A lista segue com The Black Eye Peas em 6º , Julio Iglesias em 7º e Andrea Bocelli em 8º. Outros artistas que mereceram destaque nesta lista foram Prince (11º), Pink Floyd (18º), R.E.M. (21º), Madonna (24º), Queen (36º), Taylor Swift (40º), Rihanna (49º) e Led Zeppelin (62º).
 
Os Beatles ficaram na 76º posição o que, segundo a pesquisa, prova que popularidade não significa necessariamente um vocabulário extenso. Já o último lugar ficou com o saxofonista Kenny G, que só usou 809 palavras em suas músicas. 
 
O Musixmatch concluiu que a pesquisa não quis provar que um músico era melhor do que o outro.