Topo

"Parara Tibum" foi a 3ª mais tocada em shows e Tati Zaqui não ganhou nada

A funkeira Tati Zaqui, durante o Bate Papo UOL - Ju Fumero/UOL
A funkeira Tati Zaqui, durante o Bate Papo UOL Imagem: Ju Fumero/UOL

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

28/08/2015 16h28

Nesta sexta-feira (28), o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) divulgou um extenso levantamento com as músicas mais tocadas no Brasil no primeiro trimestre deste ano (de janeiro a março). O ranking é dividido nas categorias “Rádios”, "Casas de Diversão", "Casas de Festas", "Sonorização Ambiental" e "Músicas ao Vivo". As faixas mais tocadas são bastante ecléticas, passando pela tradicional "Parabéns a Você" e hits populares como “Porque Homem Não Chora”, “Show das Poderosas” e “Happy”.

No entanto, o que chamou a atenção foi o terceiro lugar do ranking “Casas de Diversão”, ocupado pela música “Heigh-Ho”, tema dos sete anões no filme “Branca de Neve” (1937), cujo os direitos de execução foram pagos aos autores americanos Frank Churchill e Larry Morey. Na realidade, a música executada foi “Parara Tibum”, da funkeira Tati Zaqui, que manteve a melodia original mas alterou a letra de “Eu vou, eu vou, para a casa agora eu vou” para “Eu vou, eu vou, sentar agora eu vou”. O primeiro e o segundo lugar deste ranking foram ocupados pelos hits “Porque Homem Não Chora” e “Maus Bocados”.

Desde março deste ano a música está indisponível no YouTube, no iTunes, nos sites de streaming e nas rádios. Além disso, a editora Peermusic do Brasil Edições Musicais (representante dos compositores no Brasil) solicitou que os direitos da execução da faixa em shows ao vivo e nas casas de diversão, que ocorreram até então, fossem pagos a ela e não a Tati Zaqui. Vale lembrar que o primeiro trimestre coincide com o carnaval, quando a música foi uma das mais tocadas no Brasil.

Em maio deste ano, a reportagem do UOL conversou com os representantes da cantora e eles disseram que iriam atender aos pedidos da Peermusic e Tati não iria mais tocar a música ao vivo. Caso ela tocasse, os direitos seriam pagos aos autores originais. De acordo com o Ecad, os artistas que mais ganharam direitos autorais no primeiro trimestre foram Djavan, Lulu Santos, Renato Russo e Nando Reis.

Para apurar as informações acima, o Ecad utilizou o sistema de amostra estatística para a distribuição dos valores arrecadados. As metodologias utilizadas na composição das amostras possuem certificação do Ibope Inteligência.

Rankings estaduais

Além do levantamento nacional, o Ecad disponibilizou também os rankings das músicas mais tocadas nas rádios, dividido por estados. No Centro Oeste, o primeiro lugar ficou com Rude, da banda canadense de reggae Magic!. No Nordeste, o topo foi ocupado pela faixa “Domingo de Manhã”, interpretada pela dupla Marcos & Belutti. No Norte, a música “Diz Pra Mim”, interpretada pela banda Malta ocupou o primeiro lugar. No Sudeste, a posição foi ocupada por “Cuida Bem Dela”, de Henrique & Juliano. Por fim, no Sul, o primeiro lugar foi ocupado pela canção gospel “Obra Santa”, composta por Rosivaldo Araújo.