Topo

Projeto quer mapear os sambas e caminhos de Adoniran Barbosa em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

03/09/2015 20h58

Um projeto de financiamento coletivo quer mapear em São Paulo as músicas e caminhos percorridos pelo sambista Adoniran Barbosa, um dos artistas que mais versou sobre o cotidiano da capital paulista.

A iniciativa, produzida por alunos do programa de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), prevê um site com um mapa interativo da cidade.

Por meio dele, o internauta poderá passear virtualmente pelos bairros citados em canções de Adoniran, como Jaçanã ("Trem das Onze"), Mooca ("Abrigo de Vagabundos"), Brás ("Samba do Arnesto"), Bixiga ("Um Samba no Bixiga") e Casa Verde ("No Morro Da Casa Verde").

Também estão previstos um guia com os bares e restaurantes favoritos do sambista e curiosidades sobre suas criações, incluindo entrevistas inéditas com a filha dele, Maria Helena Rubinato Rodrigues, e com integrantes da banda Demônios da Garoa.

A meta do "crownfunding", que entrou na ar nesta quinta (3) na plaforma Catarse, é alcançar R$ 9.310 até o próximo dia 24.

Entre as recompensas aos colaboradores do projeto estão camisetas, adesivos, copos personalizados e o livro "Adoniran, uma Biografia", escrito por Celso de Campos Jr.