Topo

Steve Mackay, saxofonista de Iggy Pop and The Stooges, morre aos 66 anos

O saxofonista Steve Mackay (segundo da esquerda p/ direita) no evento do Rock and Roll Hall of Fame em 2010 - EFE
O saxofonista Steve Mackay (segundo da esquerda p/ direita) no evento do Rock and Roll Hall of Fame em 2010 Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo

11/10/2015 14h42

O saxofonista Steve Mackay, mais conhecido por seu trabalho com Iggy Pop and The Stooges, morreu neste domingo aos 66 anos. O músico estava internado em estado crítico com sepse, infecção geral do organismo.

Iggy Pop, que se apresenta na semana que vem no Brasil, lamentou a notícia em sua página no Facebook: “Steve era um cara americano clássico dos anos 1960, cheio de generosidade e amor para qualquer um que encontrava. Toda vez que ele colocava seu sax aos lábios e buzinava, ele iluminava meu caminho e brilhava o mundo inteiro. Ele foi um crédito para seu grupo e sua geração. Conhecê-lo era amá-lo”.

Mackay nasceu em Grand Rapids, no estado americano de Michigan, e dizia ter sido inspirado por Charlie Parker, John ColtraneStan Getz. Na década de 1960, ele frequentou a escola de arte de Michigan, e durante esse tempo, tocou em uma banda chamada Carnal Kitchen.

Foi nessa época que o músico conheceu Iggy Pop e recebeu o convite para gravar duas músicas no segundo álbum do Stooges, “Funhouse” (1970). Iggy apenas pediu para que Steve tocasse como se o saxofonista do James Brown, Maceo Parker, estivesse em uma viagem de ácido. A química foi tão certeira que logo o músico começou a excursionar com a banda.

Steve participou das gravações dos últimos álbuns do Stooges, “The Weirdness” (2007) e “Ready to Die” (2013), além de acompanhar a banda na estrada, incluindo a última passagem pelo Brasil, em 2009, no extinto Festival Planeta Terra.

O músico também gravou álbuns solo e colaborou para Violent Femmes e Sonny Vincent.

2 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Thiago KOF

Descanse em paz.

Pedro Rosenfeld

Po, mas um que morreu! Que descanse em paz, Steve.

publicidade