Topo

Ariana Grande faz show no Brasil antes de iniciar nova fase

23.nov.2014 - Nova queridinha da música americana, Ariana Grande mostra as pernas durante performance de "Bang Bang" no American Music Awards 2014 - Matt Sayles/Invision/AP
23.nov.2014 - Nova queridinha da música americana, Ariana Grande mostra as pernas durante performance de "Bang Bang" no American Music Awards 2014 Imagem: Matt Sayles/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

23/10/2015 16h45

Pela primeira vez em solo brasileiro, Ariana Grande está pronta para dar um passo mais maduro na carreira. Primeira prévia do novo disco “Moonlight”, ainda sem data de lançamento, “Focus on Me” será lançada na sexta-feira (30) e deve ser a ponte que a americana precisa para uma fase com mais personalidade – é o que indica pequenos trechos da canção que vazaram.

As Arianators (como são autodenominam suas fãs) podem tirar a sorte de ouvir a nova música ao vivo no show em São Paulo, no domingo (25), mas, ao que tudo indica, a cantora vai apresentar o show da turnê “Honeymoon” baseado no álbum, “My Everything” (2013) -- que deu a ela a fama de nova voz do pop americano, e hits como “Break Free”, “One Last Time” e “Problem”, dueto com Iggy Azalea.

A voz de soprano lírica realmente justifica esse status. Ela segue o mesmo caminho que grandes vozes americanas, como Mariah Carey e Whitney Houston. Katy Perry, inclusive, descreve Grande como a melhor voz dessa geração. E, quem já viu ao vivo, diz que o gogó aguenta o tranco. 

Aqui e ali, Ariana tem dado sinais de que pode sair da vala comum. Na música, sua parceria com The Weeknd rendeu a boa “Love me Harder”. E fora do foco musical, ela tem se utilizado do discurso feminista em diversos momentos. Foi assim quando respondeu às críticas da icônica cantora e atriz Bette Midler de que Ariana abusava da sensualidade para vender sua música.

“Bette sempre foi uma feminista que defendeu as mulheres, para que pudessem ser capazes de fazer o que quisessem sem julgamento! Não sei para onde essa Bette foi, mas eu quero aquela sereia sexy de volta! Sempre serei sua fã, não importa o que aconteça”, escreveu Ariana.

Até mesmo um vídeo vazado, onde aparece acompanhada de namorado encostando a língua em alguns donuts expostos no balcão de uma padaria na Califórnia, lhe deu um pouco de vulnerabilidade que acaba sendo raro na indústria musical.

Fora isso, sua história é bastante similar a de outras cantoras do pop, como Britney Spears, Christina Aguilera, Demi Lovato e Miley Cyrus. Ariana começou a cantar na série da Nickelodeon “Victorious”, e emendou a boa exposição com o primeiro single, o sucesso “The Way”, do primeiro álbum de estúdio “Yours Truly”.

A carinha de boa menina agradou o público americano de cara. Não demorou para ela alcançar a primeira posição da Billboard, se tornando a primeira artista feminina a entrar Hot 100 com o primeiro single desde 2008.

Em 2013, ela saiu como revelação pela The Music Business Association, embora na época a crítica não deixasse escapar piadas sobre a dicção da cantora, que até então investia pesado nos floreios vocais.

Ariana Grande, "My Honeymoon"
Domingo, 25 de outubro, às 20h30
Allianz Parque – Rua Turiassú, 1840, Perdizes
Ingressos: de R$ 130 a R$ 660, ticketsforfun.com.br