Topo

No Brasil, OMI diz que não teme ficar conhecido apenas por "Cheerleader"

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

03/11/2015 07h00

O Brasil pode até ser o país do futebol, mas animadoras de torcida quase não existem em nossos estádios. Na música, porém, elas estão mais populares do que os jogadores: sintonize qualquer rádio pop por pelo menos dez minutos e certamente você vai ouvir uma música com refrão chiclete, de nome "Cheerleader".

O responsável é o jamaicano OMI (pronuncia-se 'oumí'). Nascido Omar Samuel Pasley, o cantor de 29 anos só perde para artistas nacionais entre as mais tocadas no Brasil: a música segue há 12 semanas entre as cem mais tocadas no país, e está à frente de nomes como Ed Sheeran e Maroon 5. Nos Estados Unidos, já atingiu o primeiro lugar e segue entre as mais populares há 27 semanas.

"A música é romântica, simples e muito verdadeira. As pessoas se identificam, encaixam a melodia na história de vida delas", contou ao UOL o cantor, que veio ao Brasil divulgar "Me 4 U", seu álbum de estreia, com shows em São Paulo, no Rio e em Goiânia.

Foi o pai quem inspirou OMI a cantar. Kenroy Pasley --que morreu quando Omar tinha nove anos-- era um músico conhecido na Jamaica como Jah Ken. Aos poucos, o jovem também descobriu talento para compor e criar batidas. Foi assim que "Cheerleader" surgiu há sete anos, em 2008.

OMI só gravou a música em 2012 após fechar contrato com uma gravadora na Jamaica. Em 2013, o selo Ultra Music --que cuida de artistas como Steve Aoki-- entrou em contato e pediu para fazer um remix da música. Nas mãos do DJ alemão Felix Jahen, a nova versão estourou em 2014 por toda a Europa, seguido por Estados Unidos e, finalmente, chegou ao Brasil.

"Eu amo e respeito as duas versões. O que mais admiro no trabalho do Felix Jahen é que ele não mudou muito a minha música. Ele optou pelo tropical house e deu muito certo", elogia. "Mesmo com a batida eletrônica, ainda é uma música sentimental e não perdeu o ritmo original caribenho que faz todo mundo querer dançar".

OMI não tem medo de ficar conhecido apenas por "Cheerleader". "Isso não vai acontecer. Se fosse para acontecer, eu nem estaria aqui no Brasil neste momento", justifica o cantor, que disse ter adorado conhecer o tradicional bolo de fubá brasileiro.

Depois de "Cheerleader", OMI agora divulga sua nova faixa "Hula Hoop". Com clipe gravado em Miami, nos Estados Unidos, a nova música tem todos os elementos para agradar ao público brasileiro: coreografias, água de coco e muito rebolado. "É a música perfeita para seguir em frente", defende o jamaicano.