Topo

Música de Naldo Benny com Mano Brown é criticada por fãs do rapper na web

Naldo e Mano Brown em foto da época em que anunciaram a parceria - Reprodução/Facebook
Naldo e Mano Brown em foto da época em que anunciaram a parceria Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

10/11/2015 12h44

O rapper Mano Brown, dos Racionais MC's, tem sido criticado por seus fãs depois do lançamento de uma música com o funkeiro carioca Naldo Benny. "Benny Brown" é a faixa que abre o disco de Naldo, "Sarniô", lançado na última sexta-feira (6). A parceria entre os cantores, anunciada em maio deste ano, já havia rendido críticas na época.

Um vídeo não oficial postado no YouTube com a música tem mais reprovação do que aprovações. Na tarde desta terça-feira (10), o vídeo registrava 586 "não gostei" contra 273 "gostei". Nos comentários, os fãs comparam Mano Brown ao rapper americano 2Pac por retratar a realidade das quebradas. Eles argumentam que, se vivo, o americano jamais faria parcerias com artistas pop como Justin Bieber e ironizam Naldo por ter surgido com o hit "Amor de Chocolate". 

Brown também é acusado de ser "vendido" e não representar mais a periferia por causa da parceria. Outros fãs criticam a letra "fraca" da música, bem diferente do rap cantado pelo músico do Racionais MC's. "Problema é ele desperdiçar uns versos 'daora' numa música ruim como essa, apenas isso, pode fazer música até com a Melody se for boa", diz um dos fãs.

A música - já disponível em serviços de streaming como o UOL Deezer - fala sobre a parceria entre São Paulo (Brown) e Rio de Janeiro (Naldo). Mano Brown e Naldo Benny cantam sobre crime e favela, mas também citam artistas, esportistas e ostentação.

Alguns trechos mesclam criminalidade e ostentação "criolos com M16" (fuzil derivado do AR-15), "anormal pros PM dois preto de BM(W) Benny Brown Brown e Benny", "de nave ou de busão sempre fui bem", "de Yves Saint Lauren sou preto perfumado". Em outros, atletas brasileiros do futebol e basquete são lembrados. "Emerson Sheik é da nação", "Um salve pro cabloco Varejão" e "Leandrinho Barbosa campeão da NBA".

Romero Britto, brasileiro radicado em Miami (EUA), também não fica de fora. A música elogia o artista plástico que ilustrou a capa de "Sarniô" com o rosto personalizado de Naldo. "Romero Britto é classe A", diz um dos trechos da música "Benny Brown".