Topo

Banda de metal acusa Coldplay de copiar arte na capa do novo disco

Do UOL, em São Paulo

12/11/2015 10h16

Dias depois de ter anunciado o novo disco, o Coldplay está sendo acusado de plágio. Desta vez, a queixa recai na capa de “A Head Full of Dreams”, que será lançado no dia 4 de dezembro. A banda britânica de metal alternativo, Bring me the Horizon, alega que que o Coldplay copiou a arte da capa do álbum “Sempiternal” (2013).

Os fãs já haviam apontado semelhança entre as duas capas, mas o líder do Bring me the Horizon, Oli Sykes, foi além e acusou a trupe de Chris Martin: “Roubando nosso estilo mesmo”. Ambas as capas apresentam um padrão de formas geométricas conhecida como "flor da vida".

A “NME”, Sykes afirmou que não acredita em semelhanças ao acaso. "Não é o nosso símbolo, é um símbolo muito antigo. Eles podem não ter tido conhecimento [da capa do álbum] no início, mas, obviamente, se você procurar no google ‘flor da vida’ a primeira coisa que aparece é ‘Bring Me The Horizon - Sempiternal '”, disse. “Se foi intencional ou não, dá no mesmo."

Não é a primeira vez que o Coldplay é acusado de plágio. Em 2010, um cantor chamado Sammie Lee Smith entrou com uma ação judicial em Los Angeles alegando ter escrito “Yellow”, “Clocks” e “Trouble”.

Em 2009 foram dois casos. A música "Viva La Vida" (2008) foi questionada na justiça por dois músicos: Joe Satriani e Cat Stevens. Ao mesmo tempo, o cantor britânico Andy J. Gallagher, que alegou "várias similaridades" entre seu vídeo "Something Else" e o que a banda de Chris Martin fez para "Strawberry Swing".