Topo

24 dias após atentado, Eagles of Death Metal volta a tocar em Paris

Eagles of Death Metal se apresenta pela primeira vez em Paris após atentados - Reprodução/YouTube
Eagles of Death Metal se apresenta pela primeira vez em Paris após atentados Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo*

07/12/2015 20h16Atualizada em 08/12/2015 16h00

Vinte e quatro dias após ser alvo de um ataque terrorista que deixou 89 mortos na casa de shows Bataclan, em Paris, a banda americana Eagles of Death Metal fez, na noite desta segunda (7), na AccorHotels Arena, seu primeiro show na capital francesa após a tragédia, como convidada do U2.

"Nada mais, a não ser apresentá-los a algumas pessoas cujas vidas serão para sempre parte de Paris. São os nossos irmãos, que tiveram sua jornada roubada há três semanas", disse o vocalista do U2, Bono, no final do show.

Na aparição surpresa, as bandas se uniram no palco para executar juntas a faixa “People Have the Power”, clássico da cantora Patti Smith que o grupo do vocalista Bono vem executando na nova turnê "Innocence + Experience".

"Vocês estão bem?", perguntou à plateia Hughes, impecavelmente vestido de branco, antes de começar a cantar. "Obrigada ao U2 por nos dar esta oportunidade", afirmou o cantor, que depois disse: "Te amamos, Paris!".

Em seguida, o Eagles of Death Metal apresentou sozinho a música “I Love You All the Time”, que faz parte seu álbum mais recente, "Zipper Down" (2015).

Bono, líder do U2, se dirigiu várias vezes ao público em francês. "Todos somos parisienses esta noite (...) "liberdade, igualdade e fraternidade". "Se você acredita em liberdade, Paris é a sua casa".

Assim como no Bataclan, a banda não contou com o guitarrista e vocalista Josh Homme, do Queens of the Stone Age, cofundador do grupo ao lado do vocalista Jesse Hughes. No show, o baterista Julian Dorio tocou com uma bandeira da França posicionada sobre o bumbo de seu instrumento.
 
Alguns fãs também foram ao show envoltos em bandeiras francesas e a segurança era ostensiva, já que a França está sob estado de emergência. Um helicóptero pairou por duas horas acima da arena antes da apresentação, e os espectadores foram informados de que o acesso ao local, que tem capacidade para 20 mil pessoas, seria por uma entrada na parte detrás. Nenhum incidente foi relatado.
 
"É muito legal que eles tenham voltado tão rápido. É um recado para os terroristas", comentou Marie-Jeanne Miens, que saiu do norte da França para assistir ao show.
 
A apresentação foi filmada pela rede HBO para o especial "U2: Innocence + Experience Live in Paris", que foi adiado após os ataques coordenados pelo Estado Islâmico em Paris, que deixaram, no total, 130 mortos em vários pontos da cidade.
 
Neste domingo (6), o U2 já havia se apresentado na AccorHotels Arena, no primeiro dos dois shows cancelados devidos aos atentatos. Quando os ataques começaram, no último dia 13, a banda tocava no local, que precisou ser evacuado às pressas.
 

VEJA ABAIXO TRECHO DE "PEOPLE HAVE THE POWER"

* Com agências internacionais