Topo

Dona da própria carreira, Anitta fez "Bang" ser seu tiro certo em 2015

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

16/12/2015 15h27

Depois de amargar um 2014 entre críticas e deslizes, 2015 começou agridoce para Anitta. Das músicas que não vingaram e plásticas que tiveram mais destaque do que seu trabalho até uma polêmica quebra de contrato com a ex-empresária e um discurso sobre mulheres que rendeu bronca de Pitty, não foi fácil ser Anitta até o ano passado.

A experiência ajudou a cantora a colocar o pé no freio, repensar a carreira e tomar uma importante decisão: gerir a carreira sozinha aos 22 anos. "Essa foi a grande mudança. Desde o final do ano passado, todas as decisões são tomadas por mim. Tudo o que acontece na minha carreira, eu tenho conhecimento", diz ela ao UOL. Para ajudá-la nessa missão, Anitta contratou dois novos assessores e um deles, Paulo, está sempre ao seu lado.

Tiro certeiro

Já se aventurando como gestora, Anitta conheceu o diretor de arte Giovanni Bianco, parceiro de astros pop como Madonna. E a presença dele foi decisiva para uma nova roupagem da cantora. "Eu sempre cuidava de tudo no meu disco, mas desta vez deixei tudo na mão dele [Bianco]". Anitta sabia o que queria do artista: um trabalho alegre, pop, para todos as idades. Em março deste ano, Bianco tinha nas mãos o conceito artístico do álbum e uma capa com a inscrição sugestiva: "Bang".

A ideia de Bianco era provisória, mas Anitta adorou a palavra como título e criou uma música a partir do conceito. Um tiro certeiro nos fãs. Em seis horas de lançamento, o clipe de "Bang!" teve 1 milhão de visualizações e sua coreografia passou a ser dançada por bailarinas de Beyoncé, por Fátima Bernardes, celebridades e fãs, que pipocaram suas versões em vídeos nas redes sociais.

Também teve o meu amadurecimento. Eu comecei a trabalhar com 18 anos, e em quatro anos muita coisa muda. É bom aproveitar as vezes que já erramos para aprender e para servir de lição Anitta, sobre as críticas do ano de 2014

O sucesso ultrapassou a música e ela acabou o ano sendo eleita a mulher mais sexy do mundo pelos leitores da revista "Vip". Anitta finalmente caiu nas graças do grande público, da mídia e da moda. "Realmente, o ano foi maravilhoso. E 'Bang' foi decisivo na minha carreira", resume ela, que diz estar menos ansiosa hoje em dia. "Também teve o meu amadurecimento. Eu comecei a trabalhar com 18 anos, e em quatro anos muita coisa muda. Acho que tudo é um aprendizado. É bom aproveitar as vezes que já erramos para aprender e para servir de lição".



Anitta ouviu diversas críticas por sua postura e foi alertada por pensar pouco antes de falar, principalmente em suas redes sociais, mas diz que aprendeu a não levar rancor. "Acho que todo mundo tem problemas na vida. Se a gente levar as coisas ruins com mais ênfase do que as coisas boas, a nossa vida vai ser um inferno", resume. "Eu não fico levando para o meu coração, para a minha vida, as coisas ruins que acontecem. Quando as coisas saem diferente do que eu tinha imaginado, eu tento dar a volta por cima e tirar o melhor daquilo: fazer do limão, uma limonada. Raramente você vai me ver estressada. As coisas têm que ser resolvidas com calma, a vida, a carreira".

Além de "Bang!", a cantora se sagrou em outros projetos. No começo do ano, Anitta comandou pela primeira vez um trio no Carnaval de Salvador, experiência em que pôde misturar o axé com o funk. "Isso marcou a fase em que me libertei e comecei a tomar as decisões sozinha. O Carnaval fez o ano começar com o pé direito", define ela, que ainda emendou premiações no EMA (Europe Music Awards), Prêmio Multishow e uma apresentação com Arlindo Cruz e Arnaldo Antunes.

De olho em 2016

Para o Carnaval de 2016, ela prepara o corpo para desfilar como musa da Mocidade Independente de Padre Miguel, no Rio de Janeiro. Anitta está focada em uma dieta rígida e nos exercícios, que ela mostra frequentemente em seu perfil no Snapchat, e apesar de não querer ficar refém da malhação, quer estar bem na avenida. "É muita exposição. Logo depois do Carnaval você me encontra em qualquer lugar que tenha as coisas que eu amo: japonês, pizza e churrasco", brincou ela em outra entrevista ao UOL.

Mas Anitta diz que não tem pressa para nada. "A pressa faz você meter os pés pelas mãos. Eu não tenho pressa nenhuma de ver as coisas acontecerem. Tudo tem seu tempo. Acho que essa calma faz as coisas acontecerem de uma forma muito melhor.