Topo

Oficina de Música de Curitiba oferece 80 atrações de MPB e música erudita

Oficina de Música leva aos palcos de espaços culturais de Curitiba música erudita e MPB, divididas em duas fases - Divulgação
Oficina de Música leva aos palcos de espaços culturais de Curitiba música erudita e MPB, divididas em duas fases Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em Curitiba

07/01/2016 13h13

Entre 7 e 27 de janeiro, espaços culturais da capital paranaense sediam a 34ª Oficina de Música de Curitiba, que tem uma extensa programação artística, com cerca de 80 eventos, entre concertos, palestras, lançamentos de livros, workshops e exibição de filmes. Em 20 dias, o público vai ter diversas opções de espetáculos de música erudita e popular pela cidade.

As apresentações serão realizadas na Capela Santa Maria, no Centro Cultural Teatro Guaíra, no Teatro Paiol, no Sesc Paço da Liberdade, no Canal da Música e no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Desde 1983, a cidade inicia o ano ao som dos acordes de um dos mais importantes encontros de música da América Latina. À música erudita e antiga somaram-se, ao longo da história do evento, as manifestações da música popular brasileira, a música latino-americana, o rock, o blues, a música de raiz e a música eletrônica.

A programação artística acontece paralelamente aos 112 cursos, que atraem estudantes e professores de música de todo o Brasil e de mais 12 países. O concerto e cerimônia de abertura são realizados nesta quinta-feira (7), às 20h30, com a Camerata Antiqua de Curitiba, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão).

Sob a regência de Claudio Cruz, solos do violinista Antônio Menezes, e com os cantores Luisa Fávero, Ariadne Oliveira, Alexandre Mousquer e Cláudio de Biaggi, a Camerata apresenta um programa de obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn.

A fase erudita se estende até 16 de janeiro, quando é encerrada, às 20h30, também no Guairão, com a Orquestra Sinfônica e o Coro da 34ª Oficina de Música de Curitiba executando a obra de excelência de Carl Orff, “Carmina Burana”.

2ª fase - MPB

A segunda fase da 34ª Oficina, voltada à música popular brasileira, começa no dia 17 de janeiro, com a apresentação da Orquestra À Base de Corda, sob a regência de João Egashira e a participação especial do Pife Muderno, grupo fundado por Carlos Malta.

Outros shows marcam a segunda fase, como as músicas cabo-verdianas do Trio Sodade, Orquestra À Base de Sopro tocando Pixinguinha, o grupo de Buenos Aires Dura Tierra, Duo Paulo Bellinati e Marco Pereira, Renato Braz e Maogani apresentando seu novo disco “Canela”, Thaís Morell, Luiz Pié e Quarteto e a sueca Miriam Aida. A Oficina de MPB é encerrada com o show do Yamandu Costa com Naná Vasconcelos, no dia 27 de janeiro, às 21h, no Guairão.

Os ingressos para os espetáculos, que têm preços variados de acordo com o espaço cultural, serão vendidos pelo site www.ingressorapido.com.br – apenas as apresentações no Teatro Guaíra têm entradas comercializadas pelo site www.diskingressos.com.br. A programação completa da oficina pode ser vista pelo site www.oficinademusica.org.br.

Serviço
34ª Oficina de Música de Curitiba
Quando: De 7 a 27 de janeiro
Onde: Diversos espaços culturais de Curitiba
Quanto: Os ingressos variam de acordo com o local
Pontos de venda:
- Internet: Os ingressos para os espetáculos serão vendidos pelo site www.ingressorapido.com.br – apenas as apresentações no Teatro Guaíra têm entradas comercializadas pelo site www.diskingressos.com.br
Mais informações: Pelo site www.oficinademusica.org.br