Topo

Iggy Pop cogita se aposentar após disco colaborativo que sai em março

Josh Homme, do Queens of the Stone Age, e Iggy Pop farão turnê juntos com novo álbum - Divulgação
Josh Homme, do Queens of the Stone Age, e Iggy Pop farão turnê juntos com novo álbum Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/02/2016 17h20

O cantor norte-americano Iggy Pop, de 68 anos, diz que pode pendurar o microfone após o lançamento de seu disco colaborativo “Post Pop Depression”, previsto para sair no dia 18 de março. O álbum foi feito em conjunto com Josh Homme, líder do Queens Of The Stone Age; Dean Fertita, também do Queens, e Matt Helders, baterista do Arctic Monkeys.

“Sinto que estou encerrando depois disso. É minha intuição”, disse Iggy em entrevista de 30 minutos à rádio online da Apple “Beats 1”. “Para fazer um álbum de verdade, você deve colocar tudo nele, e a [minha] energia está mais limitada agora”, afirmou. Apesar disso, ele não descarta a hipótese de se envolver em um novo trabalho, caso haja oportunidade.

Mas o cantor explicou que, mesmo se a aposentadoria chegar, ele não deve se afastar completamente da música. “[Claro que] Se você me chamar para cantar ‘Parabéns a Você’ na casa da sua mãe, ou algo do tipo, eu irei indicá-la a outra pessoa”, brincou.

“Sou o tipo de artista que traz algo [para acrescentar], mas gosto mesmo é de me reunir com outras pessoas. Sou meio que fã também, gosto de curtir, de fazer parte de uma banda, de sair com outros músicos”, destacou.

Enquanto Iggy não para, ele fará turnê com Homme e os demais companheiros para divulgar o novo disco. De 28 de março a 28 de abril, o grupo passará por várias cidades dos EUA, como Nova York, San Francisco, Los Angeles, Miami, Boston, Chicago, Detroit, Seattle, Portland, Denver e Filadélfia. Depois, de 4 a 15 de maio, os músicos devem excursionar por países como Suécia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Reino Unido e França.

O CD tem nove faixas ao todo: "Break into Your Heart" (ouça), "Gardenia", "American Valhalla", "In the Lobby", "Sunday", "Vulture", "German Days", "Chocolate Drops" e "Paraguay".

Ajuda de Bowie

Nascido James Newell Osterberg, Iggy Pop está em atividade desde 1967. Dez anos depois, teve ajuda do amigo David Bowie para produzir seus dois primeiros álbuns solo: “The Idiot” e “Lust for Life”. O primeiro incluiu a música "China Girl", que em 1983 fez sucesso na voz de Bowie, no álbum “Let's Dance”.

Além de músico, Iggy Pop já fez participações em vários filmes no cinema, como a comédia “Sobre Café e Cigarros” (2003) e “O Corvo - A Cidade dos Anjos” (1996), continuação de “O Corvo” (1994).