Topo

Novo clipe de Beyoncé usa cenas de doc e revolta equipe; cantora se defende

Beyoncé em cena do clipe de seu novo single, "Formation", lançado no sábado (6) - Reprodução/YouTube
Beyoncé em cena do clipe de seu novo single, "Formation", lançado no sábado (6) Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

07/02/2016 13h58

Lançado no último sábado (6), o novo clipe da cantora Beyoncé, “Formation”, usa algumas imagens retiradas do documentário “That B.E.A.T.” (2014), e a equipe do filme não gostou nada do que viu. O produtor Chris Black e o diretor Abteen Bagheri se pronunciaram no Twitter para dizer que a cantora utilizou as cenas sem permissão e nem ao menos creditou os responsáveis.

Black escreveu: “Por que Melina [Matsoukas, diretora do clipe] precisa usar imagens do nosso doc? O orçamento não foi suficiente para ficar uma semana em Nova Orleans e produzir isso de verdade com as pessoas?”. Em seguida, disparou: “Pelo menos creditem os realizadores que perseguiram sua paixão e fizeram o verdadeiro trabalho”.

O diretor Bagheri acrescentou, de forma mais amena: "Não estou bravo. É a triste realidade do mercado da música. Isso não afeta os meus amigos e o meu trabalho, mas não é legal”. Horas depois, ele agradeceu em seu perfil na rede social: “Obrigado pelo crédito, Melina e Beyoncé”.

Na sequência das acusações, os representantes de Beyoncé emitiram um comunicado alegando que a equipe da cantora tinha permissão para usar o material.

A nota diz: “O material do documentário foi usado com permissão e licença do dono das filmagens. Eles receberam uma compensação adequada. O material foi fornecido pela empresa de produção do diretor. O cineasta [Bagheri] está listado nos créditos por direção de fotografia. Somos gratos que eles nos concederam essa permissão”.

As gravações de “Formation” foram feitas em Los Angeles e Nova Orleans (cidade sobre a qual “That B.E.A.T." se concentra).

Algumas cenas do documentário "That B.E.A.T." que foram usadas no clipe de Beyoncé - Reprodução/Vimeo - Reprodução/Vimeo
Algumas cenas do documentário "That B.E.A.T." que foram usadas no clipe de Beyoncé
Imagem: Reprodução/Vimeo